ObjetivoCuidadoras em trabalho institucional para pessoas com deficiências profundas exercem atividades fundamentais, mas desgastantes, observadas constantemente por todos os memberos da instituição (diretores, funcionários e até voluntários), provocando altos níveis de stress. O objetivo foi realizar uma atividade que reduza o stress em cuidadoras de pacientes crónicos institucionalizados.
MétodoParticiparam 11 cuidadoras formais de uma instituição residencial para atendimento de pessoas com paralisia cerebral severa, que responderam ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp – ISSL, antes e após sessões de hidroterapia semanais.
ResultadosOs resultados demostraram que todas as participantes apresentaram elevado grau de stress antes das sessões e houve redução dos sintomas na maioria das participantes após a hidroterapia. São discutidas as necessidades destas profissionais com formação escolar básica, sem cursos técnicos e muito exigidas pelas instituições.
ConclusãoQuanto melhores forem as suas condições de trabalho, melhor será a sua relação com os assistidos, que são os motivos reais da existência das instituições.