Abstract
Os princípios e práticas da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) têm sido cada vez mais incorporados nos âmbitos profissionais e acadêmicos visando combater as múltiplas dimensões das desigualdades e outras estratificações existentes na sociedade que remetem às injustiças sociais. Por sua vez, a disponibilidade e o acesso à informação na internet e nas mídias sociais podem contribuir para uma formação mais inclusiva e equitativa de profissionais de diversos campos de conhecimento, particularmente aqueles do campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), uma vez que a informação é o insumo principal dessa área. O objetivo da pesquisa foi analisar podcasts brasileiros de BCI que abordem a DEIA, por meio da metodologia de análise de conteúdo visando identificar títulos, autoria e afiliação, temporalidade e frequência dos episódios e temáticas abordadas. Os resultados mostraram que o campo BCI não está alheio aos princípios que regem os princípios e práticas DEIA, uma vez que a maioria dos podcasts abordam as temáticas étnico-raciais, feminismo, LGBTQIA+, acessibilidade e inclusão na perspectiva da interseccionalidade.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference37 articles.
1. Adejumo, V. (2020). Beyond diversity, inclusion, and diversity. Leadership, 17(1) 62-73.
2. American Library Association (2016). ALA Task Force.https://www.ala.org/aboutala/offices/ala-task-force-equity-diversity-and-inclusion
3. Amorim, A. de L. & Araújo, M. J. C. (2020). Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: Uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, 7(3), pp.25802-25815.
4. Araújo, C. A. et al. (2018). Consolidação do diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Bibliotecas. Anales de Investigación, 14(2), 207-217.
5. Arthur, C. & Shofield, J. (2006). Did Google launch its own. The Guardian, 12 Jan.