Abstract
A informação é o elemento básico da sociedade, principalmente na sociedade contemporânea, que se caracteriza pelo uso e acesso à informação por meio das tecnologias de informação e comunicação. Considerando sua relevância, objetivamos refletir sobre ela como elemento de inclusão social por meio de dois centros culturais, que desempenham um papel importante na sociedade como potencializadores para o desenvolvimento das pessoas e, especificamente, caracterizam os centros culturais por meio da literatura e entendem o bibliotecário como um mediador de informação e cultura em tal contexto. Para isso, a pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, com procedimento bibliográfico técnico. O estudo evidenciou que a informação, materializada na cultura, é relevante para a inclusão e transformação do sujeito, tirando benefícios para si e para toda a sociedade e que os centros culturais são importantes instrumentos de acesso a ela. O estudo também mostrou que os centros culturais são espaços com potencial para promover a inclusão social por meio de diversas atividades, sendo importante a ação da biblioteca para a promoção da mediação da informação e da cultura.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference24 articles.
1. Almeida Junior, O. F. de (2015). Mediação da informação: um conceito atualizado. In: Bortolin, S., Santos Neto, J. A.. & Silva, R. J. (Orgs.). Mediação oral da informação e da leitura. São Paulo: ABECIN.
2. Barreto, A. A. (2002). A condição da informação. São Paulo em Perspectiva, 16(3), 67-74. https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/173/1/BarretoS%c3%a3oPauloemPerspectiva2002.pdf.
3. Brookes, B. C. (1980). The foundation of Information Science. Journal of Information Science, 2(1), 125-133. https://www.academia.edu/728861/The_foundations_of_information_science.
4. Buckland, M. K. (1991). Information as thing. Journal of the American Society for Information Science (JASIS), 45(5), 351-360. https://ppggoc.eci.ufmg.br/downloads/bibliografia/Buckland1991.pdf.
5. Burke, P. (2003). Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar.