Abstract
A proposta do presente trabalho é apresentar uma discussão conceitual e terminológica relativa aos termos: memória organizacional, memória corporativa e memória institucional, visto que é um assunto ainda pouco estudado e explorado na área acadêmica. O estudo é de cunho teórico e o tipo de pesquisa é bibliográfico. Como fontes de pesquisa, foram utilizados livros, bibliotecas digitais de teses e dissertações no âmbito do país e o Portal de Periódicos da CAPES. Este estudo está em andamento e faz parte da pesquisa de doutorado “Memória organizacional e a constituição de bases de conhecimento”. Como resultado parcial, observa-se que a questão da “memória” é estudada por diferentes áreas do conhecimento, como: Psicologia, Neurociências, História entre outras; os conceitos de memória organizacional e memória corporativa são estudados pela área da Administração e Sistemas de Informação; o conceito de memória institucional é mais estudado pela área de Comunicação Empresarial enfocando a história da empresa. Além disso, observa-se o uso de outro termo, memória social, utilizado pelas áreas de Ciência da Informação e História.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference26 articles.
1. ABECKER, A. et al. Toward a technology for organizational memories. IEEE Intelligent Systems, p.40-48, May/Jun. 1998.
2. ALMEIDA, M. B. Um modelo de ontologias para representação da memória organizacional. Belo Horizonte: UFMG, 2006. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
3. AZEVEDO NETTO, C. X. de. Informação e memória: as relações na pesquisa. Revista História em Reflexão, Dourados (MS), v.1, n.2, p.1-20, jul./dez., 2007.
4. CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos... Belo Horizonte, ANCIB, 2003.
5. COSTA, I. T. M. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Arquivo e memória;Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura;2024-07-12