Abstract
As pesquisas brasileiras na área de odontologia se destacam no cenário mundial, analisa-se a relação da informação científica produzida e a influência no comportamento informacional do cirurgião-dentista que necessita constantemente de atualização para sua prática clínica. O método utilizado consistiu no levantamento de indicadores bibliométricos na área de odontologia publicados no SCimago de 1996 a 2009 e revisão bibliográfica de artigos que tratem da temática informação e comunicação científica na área de odontologia no Brasil que estivessem relacionados com aspectos relevantes para se analisar o comportamento informacional dos cirurgiões-dentistas, tais como periódicos mais lidos, a informação científica na prática clínica, entre outros.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference33 articles.
1. AMORIM, K. P. C.; ALVES, M. do S. C. A.; GERMANO, R. M. A construção do conhecimento na odontologia: a produção científica em debate. Acta Cirúrgica Brasileira, São Paulo, v. 20, n.1, Supl. 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010.
2. BURT, B. A.; EKLUND, S. A. Dentistry, dental practice and the community.4.ed. Philadelphia: Saunders, c1999. 339p.
3. CALVA GONZÁLES, J. J. Las necesidades de información: fundamentos teóricos y métodos. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2004. 285p.
4. CARVALHO, C. L. A transformação no mercado de serviços odontológicos e as disputas pelo monopólio da prática odontológica no século XIX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.13, n.1, p.55-76, jan./mar. 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 maio 2008.
5. CARVALHO, T. A produção cientifica brasileira em odontologia e sua visibilidade nacional e internacional. São Paulo: USP, 2006. 156f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010.