Abstract
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma maneira padronizada de avaliação do bem-estar de uma população, consistindo na média obtida através de três aspectos: riqueza, educação e esperança média de vida. De acordo com os dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), verifica-se que os países que alcançaram os maiores IDH são os que ofertam as maiores facilidades de comunicação e informação, como acesso a computadores e Internet, quantidade de TVs e rádios, acesso e leitura a jornal. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar a importância do profissional da informação para o Desenvolvimento Humano de sua região, tomando como base os números do Estado de Sergipe. Quanto à metodologia, realizou-se um estudo exploratório/descritivo, sendo utilizada a coleta de informações através de Desk Research.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference24 articles.
1. AMARAL, S. A. do. Serviços bibliotecários e desenvolvimento social: um desafio profissional. Ciência da Informação, Brasília, v.24, n.2, 1995.
2. ARAÚJO, E. A. Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto das organizações não-governamentais brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.2, p.155-167, maio/ago. 1999.
3. ARRUDA, M. da C. C.; MARTELETO, R. M.; SOUZA, D. B. de. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.3, p.14-24, set./dez. 2000.
4. ASSUMPÇÃO JÚNIOR, et al. Escala de avaliação de qualidade de vida (auto questionnaire qualité de vie enfant imagé): validade e confiabilidade de uma escala para qualidade de vida em crianças de 4 a a14 anos. Arquivos de Neuropsiquiatria, v.58, n.1, p.7-15, 2000.
5. BATISTA, R. A. O acesso à informação como requisito para exercício da cidadania. Mídia Cidadã, São Bernardo do Campo. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2011.