Abstract
Investigou-se como a interdisciplinaridade na Ciência da Informação se desdobra na formação dos corpos docentes de cursos de graduação da área. Realizou-se um estudo exploratório, analisando-se 504 perfis de docentes que atuavam nos cursos da área de Ciência da Informação de 27 universidades públicas brasileiras. Utilizou-se como principal fonte de informação para a coleta dos dados os currículos disponibilizados na Plataforma Lattes. Observou-se grande concentração de perfis docentes com formação no próprio campo da Ciência da Informação. As áreas de Educação, História, Comunicação, Ciência da Computação, Administração, Letras, Engenharia de Produção, Sociologia; e Museologia também aparecem com relativa frequência. Propõem-se questões que permitirão um conhecimento mais aprofundado da interdisciplinaridade no campo da Ciência da Informação.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference61 articles.
1. ALMEIDA FILHO, N. Transdisciplinaridade e o paradigma pós-disciplinar na saúde. Saúde e Sociedade, v.14, n.3, p.30-50, 2005.
2. ALVARENGA, A. T. et al. Congressos internacionais sobre transdisciplinaridade: reflexões sobre emergências e convergências de idéias e ideais na direção de uma nova ciência moderna. Saúde e Sociedade, v.14, n.3, p.9-29, 2005.
3. ALVES, F. M. S.; REINERT, J. N. Percepção dos coordenadores dos cursos de graduação da UFSC sobre a multidisciplinaridade dos cursos que coordenam. Avaliação, v.12, n.4, p.685-702, 2007.
4. AMEEN, K. Changing scenario of librarianship in Pakistan: managing with the challenges and opportunities. Library Management, v.32, n.3, p.171-182, 2011.
5. ASSOCIAÇÃO Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e resignação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. São Paulo: ABECIN, 2001.