Abstract
A desinformação tem sido um problema evidenciado em estudos de diversas áreas do conhecimento, pois pode causar preconceito em diversas esferas da vida de dois indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar a produção bibliográfica no âmbito nacional que inter-relaciona desinformação e competição em informação, com base em Dados de Referência de Artigos de Jornais em Ciência da Informação e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Trata-se de um estudo exploratório e bibliográfico com abordagem qualitativo-quantitativa, utilizando a revisão sistemática da literatura e os pressupostos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Dos 30 documentos analisados, verificou-se que a maioria dos dois textos trata de discussões conceituais sobre desinformação e competição na informação. Enquanto isso, também foram identificados documentos sobre: ações de competência em informação; desinformação e saúde; Competência em informação e desinformação no âmbito da Arquivologia e Biblioteconomia. Considera-se que mais estudos que relacionem os dois temas devem ser desenvolvidos de forma a contribuir para o desenvolvimento de referenciais teóricos e atividades práticas para prevenir a desinformação.
Publisher
Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe
Reference17 articles.
1. Araújo, C. A. A. (2021). Pós verdade: o novo objeto de estudo para a Ciência da Informação. Informação & Informação, 26(1), pp.94-111. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/158349.
2. Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo (4). Edições 70.
3. Berguer, G. (2017). Fake news and the future of professional and ethical journalism. In: CONFERENCE OF THE EUROPEAN PARLIAMENT, 2017. Apresentação. Joint Extremism/Digital Europe Working Group. https://en.unesco.org/sites/default/files/fake_news_berger.pdf.
4. Brisola, A. & Bezerra, A. C. (2018). Desinformação e circulação de “fake news”: distinções, diagnóstico e reação. ENANCIB 2018, Londrina, Brasil. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102819
5. Brisola, A. & Doyle, A. (2019). Critical information literacy as a path to resist fake news: understanding disinformation as the root problem. Open Information Science, 3, pp.274-286. https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/opis-2019-0019/html.