Abstract
Objetivo: Neste artigo o objetivo norteador consistiu em descrever a concepção e consolidação da 1ª edição do Hackathon da FEBAB, realizado no formato virtual em 30 abril de 2022, como uma proposta para o fomento, impulsionamento e sustentabilidade de inovações em bibliotecas.
Método. Caracteriza-se como um estudo de caso de possíveis contribuições para a Biblioteconomia e áreas correlatas basilares para outras unidades de informação além das bibliotecas, como: arquivos, museus, centros de documentação, centros de informação, centros de memória, entre outras.
Resultados. Os resultados foram descritos a partir das oito etapas estabelecidas na concepção 1ª edição do Hackathon da FEBAB para sua concretização em versão remota: Composição da Comissão Organizadora; Definição do desafio norteador (Como potencializar as bibliotecas enquanto terceiro lugar para fortalecimento das comunidades?); Obtenção de patrocínio para a premiação; Estabelecimento do Regulamento; Convocação de pessoas para colaborar como avaliadoras, mentoras e apoio; Definição da metodologia a ser adotada para a dinâmica de crocriação; Estabelecimento do cronograma do hackathon para inscrições, treinamentos, realização, avaliação, feedback das pessoas participantes, e envio de certificados e; Seleção das ferramentas tecnológicas a serem utilizadas para o site, inscrição, organização documental e interação entre as pessoas participantes. O evento contou com 47 inscrições e a participação efetiva de 19 pessoas, oriundas das regiões nordeste, sul e sudeste. A faixa etária predominante foi de 31 a 35 anos. A área de formação predominante foi a Biblioteconomia, o que se explica até mesmo pelo desafio lançado voltado para bibliotecas. As 19 pessoas participantes foram distribuídas em 4 equipes de desenvolvimento de projetos.
Conclusões. A Biblioteconomia tem a praxe de colocar-se como uma ciência interdisciplinar por razões históricas, pela influência do mercado de trabalho e pelo discurso levado pelas escolas de formação, mas nem sempre isso se concretiza de fato. O hackathon, por sua essência, é um evento que promove a multidisciplinaridade em razão das funções para desenvolvimento dos projetos e que, ao fim, se encerra como interdisciplinar. Representa uma oportunidade de conectar pessoas e ideias que futuramente não se limitam ao espaço de duração do evento. Contribui com a inovação aberta, trazendo mais visibilidade, efetividade e viabilidade para produtos, serviços e profissionais da informação. Na possibilidade de deixar o ambiente acadêmico, ele ainda coopera com o desenvolvimento da sociedade envolvida com a temática do desafio proposto.
Publisher
University Library System, University of Pittsburgh
Reference31 articles.
1. ASSOCIAÇÃO CASA DA ÁRVORE. BiblioHack Lab. 2021. Disponível em: https://www.bibliolab.com.br/bibliohacklab. Acesso em: 04 jan. 2024.
2. Hack the library: Organizing Aldelphi University Libraries’ first hackathon
3. BRAMBILLA, Flávio Régio; WEGNER, Douglas; SCHAEDLER, Cecilia. Hackathons as a strategy for Open Innovation: insights from events in Brazil and Canada. Brazilian Journal of Management/Revista de Administração da UFSM, v. 15, n. 4, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reaufsm/a/Hc7YNVWyDtk3qQCb3JGhtRn/. Acesso em: 11 jan. 2024.
4. BRASIL. Decreto n. 84.631, de 09 de abril de 1980. Instituto a "Semana Nacional do Livro" e o "Dia do Bibliotecário". Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/atos/decretos/1980/d84631.html. Acesso em: 11 jan. 2024.
5. CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.