Abstract
A partir de pesquisas na Zona da Mata mineira, este trabalho pretende esboçar uma abordagem que permita pensar as pragmáticas morais que, no cotidiano, possibilitam constituir e gerir redes ou coletivos translocais de família e parentesco, distribuídos entre a zona rural, as sedes de pequenos municípios da região ou de distritos desses municípios, e as médias e grandes cidades do Sudeste, em especial as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Focaliza-se a dinâmica das conversas cotidianas que permite aos que fazem parte dessas configurações conhecerem, julgarem e se posicionarem em relação aos deslocamentos de diversos tipos que são constitutivos desse modo de vida.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference25 articles.
1. ABRAHAMS, Roger. A performance-centered approach to gossip. Man, new series, v. 5, n. 2, June, p. 290 – 301, 1970.
2. PALMEIRA, Moacir e ALMEIDA, Alfredo Wagner. A invenção da migração. Em Projeto Emprego e mudança sócio-econômica no Nordeste. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, Museu Nacional (mimeo). 1977.
3. BAILEY, Frederick G. Gifts and Poison. The politics of reputation. New York, Schocken Books. 1971.
4. BAUMAN, Richard e BRIGGS, Charles L. Poetics and Performance as Critical Perspectives on Language and Social Life. Annual Review of Anthropology 19, p. 59-88, 1990.
5. BESNIER, Niko. Gossip and the everyday production of politics. Honolulu: University of Hawai’i Press. 2009.