“Dinheiro é bom, mas um amigo é melhor”

Author:

L'Estoile Benoît de

Abstract

Com base em uma etnografia de longa duração focada em engenhos de cana-de-açúcar que se tornaram projetos de assentamento na Zona da Mata de Pernambuco, neste artigo eu questiono a evidência da “economia” como uma abordagem privilegiada para a compreensão da situação de vida dos pobres, a qual é estruturada pela precariedade e pela incerteza em relação ao futuro. Explorando a polissemia da palavra esperar (aguardar, ter esperança e expectar), o artigo analisa a pluralidade de orientações para o futuro de antigos trabalhadores assalariados das plantações de cana-de-açúcar incluídos em projetos de reforma agrária e suas estratégias para lidar com a incerteza. Embora o dinheiro seja desejável, ele tem um caráter transitório, e o valor dos amigos reside em seu potencial de ajuda, especialmente em casos de crise. Se a incerteza radical está fora do alcance humano, mobilizar amigos permite agir sobre a incerteza relativa.  Assim, a etnografia sugere que nos movamos para além de uma "antropologia econômica" que objetiva analisar "outras economias" e exploraremos os campos de oportunidades e os quadros de referência que estruturam situações de vida e as versões locais de oikonomia em seu sentido original de "governo da casa".

Publisher

Universidade Estadual de Campinas

Reference61 articles.

1. BATESON, Gregory. Culture Contact and Schismogenesis. Man, vol. 35 (199), p. 178-183, dec. 1935.

2. BENSA, Alban. Compter les dons: échanges non marchands et pratiques comptables en Nouvelle-Calédonie Kanak contemporain. In: COQUERY, Natacha; WEBER, Florence; MENANT, François (dir.). Écrire, compter, mesurer. Vers une histoire des rationalités pratiques. Paris: Éditions rue d’Ulm, 2006, p. 79-112.

3. BLOCH, Maurice; PARRY, Jonathan (eds.). Money and the morality of exchange. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

4. BOHANNAN, Paul. Africa’s land. In: DALTON, George. Tribal and Peasant Economies: Readings in Economic Anthropology. New York: Natural History Press, 1967, p. 51-60.

5. BOURDIEU, Pierre. La société traditionnelle: attitude à l’égard du temps et conduite économique. Sociologie du travail, 5ᵉ année n°1, p. 24-44, janvier-mars. 1963.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3