Abstract
Pesquisas recentes comprovam a eficácia da ozonioterapia no estímulo à cicatrização de feridas em animais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito cicatrizante do óleo de girassol ozonizado na ferida cirúrgica de gatas submetidas a ovariohisterectomia eletiva, em comparação à utilização do soro fisiológico e óleo de girassol puro, com descrição da evolução da cicatrização e a área de retração da ferida nos diferentes grupos experimentais estudados. Para tal, foram estudadas 15 gatas, divididas de forma aleatória em 3 grupos experimentais, sendo cada grupo constituído por 5 animais, dispostos da seguinte forma: Grupo 1 (controle), constituídos de animais que utilizaram apenas solução fisiológica 0,9% para limpeza da ferida cirúrgica; Grupo 2, constituído de animais que utilizaram a solução fisiológica e óleo de girassol puro; e Grupo 3, constituído de animais que utilizaram a solução fisiológica e óleo de girassol ozonizado. Inicialmente todas as gatas foram submetidas ao exame clínico completo, avaliação ultrassonográfica e exames hematológicos como avaliação pré-operatória para ovariohisterectomia eletiva. Durante o período pós-operatório os animais foram acompanhados diariamente, por 7 dias, para observação da ferida cirúrgica, sendo esta avaliada quanto ao seu tamanho, presença de edema, hiperemia, exsudação, granulação e crostas. Os resultados obtidos revelaram que, quanto ao tamanho da ferida, houve maior retração cicatricial no grupo 3 (78%), quando comparado ao grupo 1 (34%) e o grupo 2 (64%), com diferença significativa (p=0,039). Ademais, observou-se redução significativa do edema (p=0,035) e hiperemia (p=0,04) no grupo 3, ao comparar com o grupo 1 e 2, sendo mais evidente no 3º dia de tratamento. O uso do óleo de girassol ozonizado demonstrou ser benéfico ao processo cicatricial, promover rápida reparação da lesão, favorecendo o restabelecimento da estrutura e função dos tecidos.
Publisher
Revista Veterinaria e Zootecnia
Reference14 articles.
1. Beheregaray WK, Gianotti GC, Leal JS, Monteiro FM, Simas SM, Elizeire M, Contesini EA (2010). Uso do laser ALGaInP na cicatrização de lesões cutâneas experimentais em coelhos. Acta Scientiae Veterinariae. 38(3): 237-243.
2. Beheregaray WK, Gianotti GC, Garcez TNA, Fernandes AO, Contesini EA (2009). Tratamento de ferida por eletroacupuntura em uma gata. Acta Scientiae Veterinariae. 37(3): 285-289.
3. Araújo AL, Teixeira FA, Lacerda TF, Flecher MC, Souza VRC, Coelho CS (2017). Efeitos do Uso Tópico do Óleo de Andiroba Puro e Ozonizado em Feridas Induzidas em Cavalos. Braz.J.Vet.Anim.Sci. 1(54): 66-74.
4. Chagas LH & Mira A (2015). Efeito do Óleo Ozonizado em Lesões Cutâneas em Ratos. Revista Cultivando o Saber. 168-181.
5. Di Maio LV, Urruchi W, Rodríguez ZZ (2009). Utilidad Potencial De La Ozonoterapia em la Medicina Veterinária. Revista Eletronica Veterinaria. 10(10).