Abstract
O presente trabalho, consistiu num estudo de caso dentro de um confinamento comercial, para avaliar o efeito da condição sexual (CS) sobre o desempenho e rendimento de carcaça (RC) no cruzamento Angus x Nelore. Foram registrados dados de 33 lotes com nº de animais/lote variados, ao todo, foram 3049 bovinos (1674 M e 1402 F). Os animais foram apartados por peso e sexo, buscando a homogeneização dos lotes, sendo as fêmeas com peso médio (PM) de 350 kg e os machos de 400 kg. O PM dos bovinos Angus x Nelore apresentaram diferença significativa entre machos e fêmeas durante todas as pesagens, sendo a média de peso maior para os animais machos. A CS se mostrou influente, também, no consumo de matéria seca e no consumo de nutrientes digestíveis totais, onde as fêmeas Angus x Nelore, apresentaram médias maiores para ambos os casos, comparados com os machos igualmente confinados. Machos tiveram maiores médias para ganho de médio diário e ganho de peso total por arroba, já para ganho diário de carcaça, as fêmeas apresentaram média superior por Kg/cabeça comparado aos machos. Ao considerar as eficiências produtivas, o estudo apontou diferença significativa apenas para a média de eficiência biológica, onde as fêmeas foram menos eficientes biologicamente em relação a quantidade de dieta usada para produzir uma @ de carcaça, uma vez que consumiram mais e ganharam menos, embora a eficiência alimentar entre os animais machos e fêmeas tenha se mantido indiferente estatisticamente. O RC total foi superior nos machos Angus x Nelore. Contudo, a CS foi um fator influenciador no desempenho e rendimento de carcaça de bovinos cruzados Angus x Nelore dentro do confinamento comercial estudado.
Publisher
Revista Veterinaria e Zootecnia
Reference27 articles.
1. Dos Santos G, Botelho FJ, Meneghel JMM. Resultado econômico de confinamento de bovinos de corte em diferentes cenários. Rev Ipecege. 2018;4(3):15-22.
2. Berg, RT, Butterfield, RM. New concepts of cattle growth [internet]. Sydney: University of Sydney; 1976 [cited 2022 Mar 3]. Available from: https://ecommons.cornell.edu/handle/1813/1008.
3. Gagaoua M, Terlouw EM, Micol D. Understanding Early Post-Mortem Biochemical Processes Underlying Meat Color and pH Decline in the Longissimus thoracis Muscle of Young Blond d'Aquitaine Bulls Using Protein Biomarkers. J Agric Food Chem. 2015;36(30):799-809. doi.org/10.1021/acs.jafc.5b02615..
4. Vergara, S. C. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
5. Ferreira, D. F. (2011). Sisvar: um sistema computacional de análise estatística. Ciência e agrotecnologia, 35, 1039-1042.