Abstract
Os territórios são explorados de diferentes tipos e maneiras por ações humanas, entre estas, destaca-se as buscas por áreas para o desenvolvimento do turismo, na qual busca-se construir ambientes atrativos para a população. Deste modo, o objetivo deste trabalho é descrever o potencial turístico e pedagógico da Comunidade do Serrote (no monte Carmelo) no município de Santa Maria da Boa Vista-PE. Para que assim, verifique-se os fundamentos de um turismo educacional para propiciar a prática de uma atividade turística conservadora e que tenha a adesão da sustentabilidade. Para a realização desta proposta, foi realizado um levantamento bibliográfico, na qual foram apurados trabalhos nos Periódicos da Capes e Google Acadêmico com as seguintes temáticas: exploração de territórios para atividades turísticas; turismo educacional; turismo e sustentabilidade; e, atividade turística no Monte Carmelo. Sendo emergidas informações que eram tratadas com a natureza qualitativa e com base no método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A região tem potencial turístico elevado, devido ao fato de possuir área de vegetação preservada e também ser situada ao lado do rio São Francisco, de modo que também possui um mirante com o patrimônio cultural de uma capela e da comunidade em si, por ser tradicional e que obtém de vários costumes relacionados principalmente a religiosidade. Contudo, ainda há necessidade de explorar o potencial turístico da região, através de uma maior divulgação e abordagem de materiais sobre detalhes do território.
Publisher
RECIMA21 - Revista Cientifica Multidisciplinar
Reference39 articles.
1. ABRAHÃO, C. S.; TOMAZZONI, E. L. Turismo de Segundas residências no litoral sul do Brasil: uma discussão sobre seu dimensionamento e relevância para a atividade turística contemporânea. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, n.12 Jan-Apr, 2018.
2. ALABI, M. A. C. Análise da qualidade da informação do site “Quanto Custa Viajar” em relação ao modo tradicional de pesquisa de modais envolvendo a atividade turística. TCC de Graduação (Curso de Turismo) - Universidade Estadual de Paulista, Rosana-SP, 2021.
3. ALBERT, L. M. N., Patrimonio Geológico, Cultura y Turismo. Boletin del Instituto de Estudios Ginnenses, n. 182, p. 109-122, 2002.
4. ALBERTON, V.; MASCARENHAS, L. P. G.; MAGANHOTTO, R. F.; SUZUKI, C. S. Sustentabilidade e turismo: renda, preservação e entretenimento em uma área de preservação. Multitemas, v. 25, n. 61, p. 73-98, 30 mar. 2021.
5. ALMEIDA, M. G. Território quilombola, etnodesenvolvimento e turismo no nordeste de Goiás. Revista Ra'e Ga Espaço Geográfico em Análise, v. 40, p. 130-144, 2017.