Abstract
Ao longo do tempo, o saber e fazer filosófico foram desmembrados para os múltiplos atendimentos da sociedade e dos dilemas vivenciados por povos em suas usabilidades inter e intrapessoais. Contudo, o processo evolucionista e globalizante da humanidade, foi conduzindo a instância filosófica à ciência teórica e equivocadamente desvinculada ao cotidiano coletivo. Assim, o estudo busca analisar a forma com a qual o ensino-aprendizagem é capaz de estimular o ensejo de um processo filosófico concreto e capaz de atender os problemas e continuidades de seu tempo. Essa funcionalidade pode ser provocativa desde a fundamentação do ensino, possibilitando o desenvolvimento de um ser humano mais crítico, reflexivo e reverberante em seu momento histórico e para legitimação de sua própria trajetória. A análise literária permite uma observação contemporaneizada nos mecanismos de aplicação e nos ambientes de interfaces resolutivas e prósperas de usabilidade filosófica e auxílio do ser humano e de sua coletividade.
Publisher
RECIMA21 - Revista Cientifica Multidisciplinar
Reference28 articles.
1. AMORIM, F. V.; JUNIOR, A. V.; NEVES, J. G. Antinomias da formação: os desafios do ensino de filosofia frente ao projeto científico-tecnológico moderno. Revista de Educação Educere et Educare, v. 14, n. 31, p. 01-15. Paraná, 2019. Disponível: ; Acesso em: jul. 2021.
2. BITTENCOURT, J. A base nacional comum curricular: uma análise a partir do ciclo de políticas. Revista Educere, p. 553-569. Santa Catarina, 2017. Disponível: ; Acesso em: dez. 2021.
3. BORUCHOVITCH, E. Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 05, n. 01, p. 19-25. Campinas, 2001. Disponível: ; Acesso em: dez. 2021.
4. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível: ; Acesso em: out. 2021.
5. CONCEIÇÃO, T. G. Que interdisciplinaridade a BNCC oferece à filosofia? Aproximações à língua portuguesa. Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 6, n. 1, p. 01-10. Santa Maria, 2020. Disponível: ; Acesso em: ago. 2021.