Author:
Moraes Delgado Junior Calmindo
Abstract
O atual momento vivido pelos profissionais da educação e os desafios das metodologias a serem aplicadas no ensino superior motivaram este trabalho científico que investiga a metodologia de ensino e a o planejamento de aula na docência do ensino superior. Isto posto, percebe-se um índice muito grande de profissionais que foram inseridos no mercado de trabalho sem terem um preparo acadêmico adequado para que possam exercer suas funções de forma eficiente, fato esse que pode ser percebido pelos decepcionantes dados relativos ao desempenho dos estudantes em todas as etapas de ensino. Em contrapartida, nesse quadro, observa-se que um dos objetivos primordiais aqui citado remete a um bom planejamento para melhor aproveitamento do conteúdo pelo estudante, objetivando uma melhoria na docência do ensino superior, buscando melhorar os procedimentos do ensino acadêmico com planejamento e foco para superar suas dificuldades tanto no quadro discente quanto no docente. Entretanto, a qualidade do ensino revela uma real necessidade de melhoria e de propósito e merece ser bem aplicada, restando apenas ser bem planejada. São diversas as possibilidades, tanto para professores como para alunos, pois ambos os profissionais têm o dever de acompanhar melhor o que exige o mercado de trabalho, bem como no âmbito da educação para sua melhor preparação profissional.
Publisher
RECIMA21 - Revista Cientifica Multidisciplinar
Reference21 articles.
1. ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. Campinas: Papirus, 2001.
2. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
3. CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis:Vozes, 2000. 259 p.
4. CANTERLE, N. M. G.; FAVARETTO, F. Proposta de um modelo referencial de gestão de indicadores de qualidade na instituição universitária. Ensaio, v. 16, n. 60, p. 393-412, 2008.
5. FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SCHWARTZ, Suzana. Motivação e aprendizagem: avanços na prática pedagógica. In: Ciên. Let; Porto Alegre, n. 32, p. 117-131, 2002.