Abstract
O avanço em direção a uma sociedade orientada pela inovação destaca o Design de Produtos como um terreno promissor para explorar novas abordagens, conforme destacado por Kumar (2012). Duas perspectivas emergem como influências: a biomimética, que se baseia na inteligente imitação da natureza, e a aplicação de princípios darwinistas, introduzindo uma dinâmica evolutiva no Design. Enquanto a biomimética busca inspiração na diversidade biológica para gerar soluções inovadoras, harmonizando forma e função, a abordagem darwinista enfatiza a competição e a adaptação constantes, espelhando o cenário empresarial contemporâneo. A seleção natural proposta por Darwin encontra paralelos no funcionamento do capitalismo de mercado, onde as organizações mais adaptadas prosperam, enquanto as menos aptas enfrentam dificuldades semelhantes à competição entre espécies na natureza. Economicamente e socialmente, a competição no mercado age como um ambiente de seleção natural, incentivando os designers a aprimorarem continuamente suas criações para sobreviver e prosperar em um ambiente comercial em constante mudança. A biomimética eleva a natureza ao status de mentora do Design, inspirando soluções inovadoras que transcendem a estética, permeando a funcionalidade e a eficiência dos produtos resultantes, enquanto a aplicação de princípios darwinistas ao Design de Produtos traz uma perspectiva evolutiva, onde a competição, seleção natural e adaptação contínua desempenham papéis fundamentais. Essas abordagens coexistem e se entrelaçam em uma dança sinérgica, se enriquecendo mutuamente para gerar soluções inovadoras e adaptáveis, impulsionando a inovação em um ciclo contínuo de evolução no Design de Produtos.
Reference24 articles.
1. ASLAM, F; AIMIN, W., LI, M; UR REHMAN, K. Innovation in the era of IoT and industry 5.0: Absolute innovation management (AIM) framework. Information, v. 11, n. 2, p. 124, 2020.
2. AYALA, F. J. Darwin’s Greatest Discovery: Design Without Designer. In the light of evolution: Volume I: Adaptation and Complex Design. National Academy of Sciences; Avise J. C., Ayala F. J., editors. Washington (DC): National Academies Press (US); 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK254313/. Acesso em: 8 jan. 2024.
3. ARTHUR, W. B. The nature of technology: What it is and how it evolves. New York: Simon and Schuster, 2009.
4. BAR-COHEN, Y. Biomimetics: nature-based innovation. Florida: CRC press, 2011.
5. BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: 3ed. Blucher, 2011.