Author:
Chitula Gerson Moura,Armindo Adalberto Falso,Cherinda Nhelete,Ussene Lelia Roberto
Abstract
Este estudo teve como objetivo principal fazer o mapeamento de áreas verdes e a suscetibilidade a inundações dessas áreas dentro da cidade da Beira. E para a realização deste estudo usou-se o método cartográfico, trabalhado em ambiente ArcGIS 10.5 e Google Earth e de revisão bibliográfica na qual fez-se o mapa de uso e ocupação do solo através do índice de vegetação (NDVI) de modo a mapear os locais de ocorrência de vegetação e as áreas verdes e de seguida fez-se o mapa de suscetibilidade a inundações destas mesmas áreas através do método AHP. conclui-se que a cidade da Beira possui uma intensa urbanização, grande parte da área que poderia ser vegetada está impermeabilizada por conta da presença de construções de infraestruturas e pavimentações, tornando a cidade mais vulneráveis aos problemas ambientais e como resposta disso e necessário a valoração e manutenção das áreas verdes urbanas. Grande parte das áreas verdes mapeadas na cidade da Beira, estão totalmente suscetíveis a fatores de inundação e com o crescente aumento da população urbana na cidade de Beira proporciona de grande modo a ocupação desordenada do solo urbano e consequentemente o não acompanhamento na implantação e manutenção de infraestrutura de base.
Reference22 articles.
1. BRUBACHER, J. P.; OLIVEIRA, G. D.; GUASSELLI, L. A. Suscetibilidade de enchentes a partir da análise das variáveis morfométricas na bacia hidrográfica do rio dos Sinos/RS. Simpósio brasileiro de sensoriamento remoto, v. 15, p. 1863-1870, 2011.
2. BUCCHERI FILHO, A. T.; NUCCI, J. C. Espaços livres, áreas verdes e cobertura vegetal no bairro Alto da XV, Curitiba/PR. Revista do departamento de Geografia, v. 18, p. 48-59, 2006.
3. COLLISCHONN, B.; ALLASIA, D.; COLLISCHONN, W.; TUCCI, C. E. M. Desempenho do satélite TRMM na estimativa de precipitação sobre a bacia do Paraguai superior. Revista Brasileira de Cartografia, v. 59, n. 1, p. 93-99, 2007.
4. DE MELLO FILHO, L. E. A função dos jardins botânicos nos dias atuais. Rodriguésia, p. 73-76, 1985.
5. DI GREGORIO, A. Land cover classification system: classification concepts and user manual: LCCS. United Nations: Food and Agriculture, 1995.