Abstract
Este artigo apresenta o potencial evolucionário dos dispositivos lógicos programáveis FPGA (Field Programmable Gate Array) na transformação do desenvolvimento e atualização de equipamentos eletrônicos. Ele se concentra na implementação de um Soft Core, que é um núcleo de processamento adaptável e configurável por software, que potencializa o processamento e a flexibilidade dos sistemas. O objetivo é explorar a aplicabilidade prática desta tecnologia, demonstrando o desenvolvimento de um sistema baseado na FPGA Spartan 7 da XILINX. A metodologia considerou o uso da suíte VIVADO para configurar os Blocos Lógicos programáveis, a implementação de um Soft Core e o IDE VITIS da XILINX, onde foi desenvolvido um firmware em C. Os principais resultados obtidos foram a integração inicial de um sensor de temperatura. Posteriormente suas funcionalidades foram ampliadas com a ativação de um sensor do tipo giroscópio. Os resultados foram validados com o uso do analisador lógico Analog Discovery 2 da DIGILENT. O artigo conclui que a adoção dessa tecnologia pode eliminar a necessidade de revisões físicas das placas eletrônicas diante da necessidade de adição de novas funcionalidades, resultando em economia significativa de tempo, custo e recursos. Foi proposta uma abordagem que não apenas aumenta a flexibilidade e adaptabilidade dos equipamentos eletrônicos, mas também estende sua vida útil e alinha o design do produto às necessidades específicas dos clientes. Esta abordagem representa um avanço substancial na criação de soluções eletrônicas sustentáveis, de menor consumo energético, mais eficientes e flexíveis.
Reference18 articles.
1. AZIZ, Syed Mahfuzul et al. Remote reconfiguration of FPGA-based wireless sensor nodes for flexible Internet of Things. Computers and Electrical Engineering, v. 100, 31 mar. 2022. doi.org/10.1016/j.compeleceng.2022.107935.
2. BEGGS, Arthur de Natos. Projeto e Desenvolvimento de processadores RISC-V: em FPGA. Brasilia, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecatrônica) - Universidade de Brasília, Brasilia, 2021.
3. DUARTE, Newton Silva. A Dinâmica Ética das Máquinas em Inteligência Artificial: O Novo Papel do Professor de Filosofia. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 968-995, 2021. doi.org/10.51891/rease.v7i6.1446, 2021.
4. FAISAL, I. Arun; PURBOYO, T. Waluyo; ANSORI, A. A Review of accelerometer sensor and gyroscope sensor in IMU sensors. J. Eng. Appl. Sci, v. 15, n. 3, p. 826-829, 2019.
5. FU, Xiang. A heterogeneous quantum computer architecture. In: PROCEEDINGS OF THE ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTING FRONTIERS. 2016, p. 323-330.