Abstract
Estudos têm demonstrado uma correlação significativa entre o trabalho noturno e um aumento no risco de doenças cardiovasculares. Trabalhar durante a noite pode desregular o ritmo circadiano, levando a alterações no ciclo sono-vigília e, consequentemente, a uma série de problemas de saúde. Objetivo: avaliar as associações entre trabalho por turnos/longas horas de trabalho e resultados de risco de doença cardiovascular. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, incluindo pesquisa na base de dados eletrônica PubMed. Para a busca dos artigos utilizaram-se os descritores “night work" e "cardiovascular diseases”. A delimitação do recorte temporal da pesquisa teve início no ano de 2019. Por se tratar de um estudo com limite temporal definido, optou-se por restringir a busca até abril de 2024. Foram encontrados oito artigos para compor a revisão. Resultado e discussão: O trabalho por turnos e certos distúrbios do sono, como insônia, apneia obstrutiva do sono e redução do sono, podem causar um estado de desalinhamento circadiano, o que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Esse efeito pode ser atribuído diretamente aos níveis de cortisol e melatonina ou indiretamente através de seus efeitos nas funções metabólicas e imunológicas. Conclusão: De acordo com nosso estudo, podemos concluir que o trabalho por turnos pode contribuir ainda mais para aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Reference19 articles.
1. BOINI, Stephanie et al. What do we know about the effect of night-shift work on cardiovascular risk factors? An umbrella review. Frontiers in Public Health, v. 10, p. 1034195, 2022.
2. DE LEEUW, Peter W. Night shifts and hypertension. The Journal of Clinical Hypertension, v. 24, n. 5, p. 609, 2022.
3. DE SOUSA, Luís Manuel Mota et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem, v. 21, n. 2, p. 17-26, 2017.
4. ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 09-11, 2014.
5. FERGUSON, Jacqueline M. et al. Night and rotational work exposure within the last 12 months and risk of incident hypertension. Scandinavian journal of work, environment & health, v. 45, n. 3, p. 256, 2019.