AUTOMEDICAÇÃO COM PSICOTRÓPICOS EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO CEARENSE

Author:

Melo de Oliveira RaianeORCID,De Oliveira Maia Jéssica KarenORCID,Oliveira Teixeira SayonaraORCID,Sindeaux Benevides Marina LayaraORCID,Do Prado Cruz HelâniaORCID,Mota de Anchiêta TatianeORCID,Mesquita Rocha Maria IranildeORCID,Catarina Passos Lopes Maria ÁureaORCID

Abstract

A automedicação consiste no uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas. Os psicotrópicos são substâncias que atuam sobre o Sistema Nervoso Central e provocam alterações no comportamento. Teve como objetivo analisar os aspectos relacionados à automedicação com psicotrópicos entre profissionais de saúde de um município do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, analítico, transversal. Foi realizada no município de Tauá – Ceará, tendo como população de estudo os profissionais de saúde das Unidades de Atenção Primária à Saúde e Centros de Atenção Psicossocial, totalizando 119 profissionais. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário eletrônico, cujo link para acesso foi disponibilizado aos profissionais através do aplicativo de mensagem WhatsApp, no período de abril a julho de 2023. Tivemos maior prevalência de mulheres dentre os profissionais, com idade média de 27 anos, sendo a maioria das profissões fisioterapeutas e enfermeiros. Em relação ao uso de psicotrópicos, 21,8% (n=12) fazia uso, dentre esses, 58,7% (n=7) por automedicação. A ansiedade foi o sintoma mais prevalente apresentado, e como motivo, relataram o fácil acesso ao medicamento. Conclui-se que o uso dos medicamentos que necessitam de prescrição como exigência legal é pouco presente nos profissionais da atenção primária do município em questão, mas ainda assim acontece esse consumo, e uma parte sendo por conta própria, caracterizando a automedicação. Fica como alerta para investimento em saúde mental na saúde do trabalhador.

Publisher

Editora RECIMA21 LTDA

Reference26 articles.

1. ANDRADE, Graziel Sardou Pereira; PINTO, Kauanny da Silva; BARRETO, Carla Alessandra. Uso de substâncias psicoativas por profissionais da saúde – enfermeiros. Revista Saúde em foco, Amparo, v. 11, p. 588-598, 2019.

2. ANVISA - AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Uso racional de medicamentos: um alerta à população. Brasilia: Anvisa, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/uso-racional-de-medicamentos-um-alerta-a-populacao. Acesso em: 21 set. 2022.

3. ARAUJO, Aida Felisbela Leite Lessa; RIBEIRO, Mara Cristina; VANDERLEI, Aleska Dias. Automedicação de psicofármacos entre estudantes universitários de odontologia e medicina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, p. 1-19, 2021.

4. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

5. BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diretrizes e normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3