Author:
Valeria Cosmo Damacena Grazielle
Abstract
O microagulhamento é um tratamento estético para a pele, aplicado tanto para cicatrizes de acne, como para rejuvenescimento facial, estrias e melasma, que consiste em um rolo recoberto por agulhas finas, tornando o tratamento por meio da perfuração do estrato córneo, sem causar danos à pele. Esse processo vai permitir a liberação de fatores de crescimento que incitam a produção de colágeno e elastina na derme. Este aparelho estético promove a estimulação para a produção de colágeno por meio de perfurações cutâneas, ocasionando um processo inflamatório, o que aumenta a proliferação celular, como os fibroblastos, aumentando as proteínas de colágeno e elastina capazes de restaurar a integridade do tecido da pele. A cicatriz de acne é uma condição de difícil tratamento e atualmente observa-se a tendência de indicar procedimentos combinados no tratamento facial. Este artigo, por meio de uma sucinta revisão de literatura, tem como objetivo reunir dados científicos que comprovem a vantagem do microagulhamento no tratamento de sequelas de acne.
Reference20 articles.
1. Bayata Mc, Gouthier DA, Ferguson MW. Cicatrizes apele. BMJ. 2003;326(7380):88-92.
2. El Ayadi A, Jay JW, Prasai A. Abordagens atuais visando as fases de cicatrização de feridas para atenuar a fibrose e as cicatrizes. Int J Mol Sci. 2020;21(3):1-28.
3. Holanda DB, Jeremy AH. O Papel da inflamação na patogênese da acne e das cicatrizes de acne. Semin Cutan Med Surg. 2005;24(2):79-83.
4. Layton AM, Henderson CA, Cunliffe WJ. Uma avaliação clínica de cicatrizes de acne e sua incidência. Clin Exp Dermatol. 1994;19(4):303-308.
5. Lee KC, Bamford A, Gardiner F, et al. Investigando a confiabilidade intra e Inter avaliadores de um painel de ferramentas subjetivas e objetivas de medição de cicatrizes de queimaduras. Queimaduras. 2019;45(6):1311-1324.