Abstract
No contexto das organizações, a eficácia das equipas de alta performance é crucial, particularmente em ambientes de elevada pressão e exigência. A capacidade de uma equipa para alcançar e manter um desempenho elevado é fundamental não só para o sucesso das organizações, mas também para o bem-estar de todos os indivíduos que as integram e das comunidades que servem. Este estudo foca-se na dinâmica e investigação da eficácia de equipas de alta performance em contexto hospitalar, explorando como as interações e características influenciam os resultados e o seu sucesso. O presente estudo adota uma abordagem quantitativa para delinear os fundamentos da perceção entre profissionais de saúde de diversas especialidades, desde médicos a assistentes operacionais, num esforço para compreender melhor as variáveis que contribuem para a eficácia percebida no seu trabalho colaborativo. Neste contexto, a investigação propõe-se a responder a questões fundamentais sobre como os membros de equipas de alta performance percebem a eficácia dos seus esforços conjuntos, quais os fatores considerados críticos para o sucesso da equipa e como a liderança e as práticas organizacionais influenciam essas perceções.
Reference19 articles.
1. AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017.
2. BECKER, S.; CONRAD, K.; MIHAELA, V. Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects. Journal of Cleaner Production, v. 147, p. 25-36, 2017.
3. BOFF, L. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petropolis, RJ: Editora Vozes, 2017.
4. DRUCKER, P. A organização do futuro - como preparar hoje as empresas de amanhã. São Paulo: Futura, 1997.
5. DYER, W. G.; DYER, J. H.; DYER, W. G. Team building: proven strategies for improving team performance. [S. l.]: Jossey-Bass, 2013.