Author:
Mualipi Stefan Feliciano,Presse Isac Joaquim,Mualeleane Martinho,Evódio Cesário Feliciano
Abstract
A deficiência de iodo pode afetar vários aspectos do desenvolvimento humano, crescimento linear, e funcionamento fisiológico de órgãos. Felizmente, a deficiência de iodo pode ser prevenida através da iodização universal do sal. Este estudo objetivou avaliar o teor de iodo presente no sal de cozinha comercializado na Cidade de Nampula, em Moçambique. Trata-se de um estudo laboratorial, transversal com uma abordagem quantitativa. Foram coletadas um total de 33 amostras de sal de cozinha comercializado na Cidade de Nampula de diferentes tipos e marcas. A quantificação do teor de iodo no sal foi baseada no Manual do Instituto Adolfo Lutz (2008). A amostra foi constituída por 39,4% de sal do tipo fino, 30,3% do tipo grosso e 30,3% sal marinho. A adequação do teor de iodo nas amostras mostrou adequação de 42,4 % e inadequação de 57,6 %. O teor de iodo no sal foi diferente entre o teor de iodo do sal marinho com sal refinado e, o sal grosso. Os resultados observados neste estudo mostram que a maior parte dos tipos de sais comercializados na Cidade de Nampula, estão inadequados em iodo, segundo legislação vigente, pelo que se recomenda por parte das autoridades reguladoras a intensificação de suas atividades regulatórias para mitigar esta situação.
Reference29 articles.
1. Silva LM, Muniz RFS, Dantas AGB, Alves ATV, Bandeira AAS. Análise de iodo na forma de iodato em amostras de sais para consumo humano comercializados no Município de Campina Grande – PB. Anais III CONBRACIS. Campina Grande: Realize Editora; 2018.
2. Mahan LK, Raymond J. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14 ed. Rio Janeiro: Elsevier; 2018.
3. Cominetti C, Cozzolino SMF (org). Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença. 2. ed. Barueri: Manole; 2020.
4. Machamba AAL. Fatores associados a concentração de iodo urinário em gestantes e nutrizes – um recorte do EMDI-Brasil [tese de doutorado]. Viçosa – Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa; 2021.
5. Jayatissa R, Gorstein J, Okosieme OE, Lazarus JH, Premawardhana LD. Stable Iodine Nutrition During Two Decades of Continuous Universal Salt Iodisation in Sri Lanka. Nutrients. 2020;12:1-9. DOI: doi:10.3390/nu12041109