Abstract
O mergulho é uma prática esportiva que consiste na submersão aquática com uso de aparelhos de respiração ou não. Existem três modalidades distintas de mergulho: de apneia, livre e autônomo. Durante o mergulho ocorrem alterações fisiológicas por ocasião do aumento da pressão atmosférica no ambiente subaquático. Essas alterações podem ocasionar diversas patologias e problemas que comprometem a segurança e saúde do mergulhador, portanto, é imperativo que o praticante possua conhecimento das manobras de descompressão e equilíbrio das pressões. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho é apresentar as condições e patologias que limitam a prática do mergulho esportivo. Para a realização do trabalho foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, em que autores como Queiroz et al (2012), Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (2006) e NAUI (2013) foram consultados. Após a pesquisa foi possível compreender que existem diversas patologias de ordem neurológica, comportamental, psicológica, gastrointestinal, cardíaca, respiratória, entre outras que impedem absolutamente ou parcialmente a prática do mergulho.
Reference18 articles.
1. CALDEIRA, Filipe Manuel Estêvão. A prática do mergulho e a patologia orl – barotrauma. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2016.
2. CHEN, Ruiyong. Pulmonary Barotrauma of Diving. Burn and Trauma Associated Lung Injury, p. 39-49, 2020.
3. CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Operações de Mergulho. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, 2006. (Coletânea de manuais técnicos de bombeiros).
4. COUTURIER, Katherine; HUSAIN, Irfan. Diving injury. In: CONE, David et al. Emergency Medical Services: Clinical Practice and Systems Oversight. [S. l.]: John Wiley & Sons, 2021. v. 1, p. 421-429.
5. DMSC – DIVER MEDICAL SCREEN COMMITEE. Diving Medical Guidance to the Physician. [S. l.]: DMSC, 2020. Disponível em: https://media.rainpos.com/3929/rstc_medical_guidelines_for_physician_use.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.