Abstract
O bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores são fatores cruciais que podem afetar significativamente o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, comparticipadas e privadas. O presente estudo tem por objetivo compreender os fatores que influenciam no bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores nas escolas, bem como o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi descritivo, exploratório de natureza quali-quantitativa, contando com a participação de 150 indivíduos, entre professores e alunos, que mediante um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, criado no Google Forms, foi partilhado em diversos grupos do WhatsApp. Os resultados demostram que a falta de condições de trabalho, o ambiente físico, relações interpessoais, a rigorosidade e exigência dos professores, alimentação inadequada, sedentarismo, problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, a não participação em atividades de extensão académica, a falta de acompanhamento familiar, a falta de comunicação ou diálogo, a indisciplina dos alunos, o autoritarismo, o não cumprimento das tarefas por parte dos alunos, os desafios psicossociais, o ambiente escolar caótico, o clima social marcado por bullying, falta de motivação, a mal mediação de conflitos de alguns gestores escolares, o preconceito ou discriminação, tem gerado mal-estar e dificultado o processo de ensino e aprendizagem, afetando as relação professor-aluno. Uma relação saudável, baseada na confiança, respeito mútuo e diálogo, um clima escolar positivo e acolhedor, onde prevaleçam a inclusão, a tolerância, a democracia, promovendo o bem-estar tanto dos alunos quanto dos professores.
Reference30 articles.
1. ABREU, Roberta Melo de Andrade; CRUZ, Lorames Bispo dos Santos; SOARES, Emanoel Lima Silva. Políticas públicas em educação e o mal-estar docente. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280023, 2023.
2. ARAÚJO, Andressa Aguiar et al. Influência das greves sobre o bem-estar do docente nas instituições de ensino superior. Trabalho (En) Cena, v. 7, p. e022006-e022006, 2022.
3. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
4. BOICKO, Giovana; POLI, Odilon Luiz; MARQUES, Circe Mara. Docência no século XXI: aspectos pessoais e sociais na construção do bem-estar docente. Roteiro, v. 48, p. e35290-e35290, 2023.
5. BRANQUINHO, Neuzani das Graças Soares. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2010.