Abstract
O presente artigo é uma revisão bibliográfica de literatura sobre o Policiamento Ostensivo de Trânsito como ferramenta na prevenção e redução da criminalidade no contexto da Lei Seca. Visa compreender as ferramentas de prevenção e redução da criminalidade relacionadas à Lei Seca, bem como a aplicação do Policiamento Ostensivo de Trânsito. Dirigir sob efeito de álcool é comportamento de risco associado a expressivo volume de acidentes de trânsito. São adotadas, em território nacional, ações de fiscalização, de sanções administrativas e criminais de motoristas flagrados com tal comportamento. Compreende-se que o Policiamento Ostensivo de Trânsito é fundamental para a prevenção, combate e consequente redução da criminalidade relacionada ao álcool e direção. Para o desenvolvimento do estudo, foi realizado levantamento bibliográfico dos últimos 15 anos (2009 a 2024) e encontrados 75 artigos, dos quais 11 foram selecionados para análise, pois compreendiam especificamente o Policiamento Ostensivo de Trânsito, Lei Seca e embriaguez na direção. Além de levantamento documental, foram identificados os aspectos conceituais, legais e a caracterização da Lei Seca aplicada pelo policiamento ostensivo de trânsito, a qual busca prevenir e reduzir os índices de condutores alcoolizados na direção de veículo automotor. Concluiu-se a necessidade de manter fiscalização e educação continuada, pois apesar de a prática do consumo abusivo de bebida alcoólica e direção ter reduzido no Brasil, a prática de dirigir após o consumo de qualquer quantidade de álcool ainda continua elevada. Portanto, torna-se necessário manter a fiscalização de álcool e direção, visando a redução dos acidentes de trânsito.
Reference22 articles.
1. ABREU, D. R. DE O. M.; SOUZA, E. M. DE.; MATHIAS, T. A. DE F. Impacto do Código de Trânsito Brasileiro e da Lei Seca na mortalidade por acidentes de trânsito. Cadernos de Saúde Pública, v. 34, n. 8, p. e00122117, 2018.
2. ALMEIDA, N. D.; ROAZZI, A. Álcool e Direção em Universitários, Comunicação Persuasiva e Prevenção. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 3, p. 715-732, jul. 2014.
3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - ABETRAN. Álcool e Trânsito, uma mistura perigosa. [S. l.]: ABETRAN, 2017.
4. BRASIL. Código de Trânsito Brasileiro e Legislação Complementar em vigor. Brasília, D.F: Departamento Nacional de Trânsito, 2005.
5. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 ago. 2024.