Abstract
Nos últimos anos, o câncer passou a ser visto como uma condição que merece atenção especial, médico-social e um importante problema de saúde pública. O câncer colorretal tem sido um dos tipos mais comuns em toda a população brasileira e mundial. Estudos analisam os possíveis efeitos e benefícios através da prática de exercícios físicos nos pacientes em tratamento oncológico para otimizar a capacidade funcional antes de se realizar as intervenções cirúrgicas e promover uma recuperação acelerada após a cirurgia. A fisioterapia contribui para o controle dos sintomas e complicações resultantes do tratamento a que o paciente está submetido e visa preservar e restaurar a integridade cinético-funcional, prevenindo, tratando e minimizando sequelas e distúrbios causados pelo tratamento oncológico. O presente trabalho tem por objetivo verificar a importância da fisioterapia na otimização da função físico-funcional de um paciente em tratamento oncológico de câncer colorretal. Relato do caso: Trata-se de um paciente do sexo masculino, aposentado, de 66 anos, ex tabagista e ex etilista com diagnóstico clínico de câncer colorretal, em tratamento quimioterápico, com indicação médica para realização de fisioterapia oncológica. O caso foi submetido a avaliação de força muscular, teste de sentar e levantar cinco vezes e Escala de Depressão Geriátrica, apresentando resultados positivos quanto a prática de exercício físico. Conclusão: O presente estudo demonstrou que, o atendimento fisioterapêutico a pacientes portadores da doença de câncer colorretal pode ser eficaz e fundamental para o seu tratamento prevenindo complicações, reabilitando as funções e mantendo a qualidade de vida do paciente.
Reference18 articles.
1. Fernandes Moura S, Silva Potengy de Mello MR, Drumond Muzi C, Mendonça Guimarães R. Padrão Sintomatológico em Pacientes do Câncer Colorretal de acordo com a Idade. Rev. Bras. Cancerol. [Internet]. 2º de abril de 2020 [citado 5º de junho de 2024];66(1):e-15474. https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2020v66n1.474.
2. Chaves PL, Gorini MIPC. Qualidade de vida do paciente com câncer colorretal em quimioterapia ambulatorial. Revista Gaúcha De Enfermagem. 2011;32(4):767–773.
3. Cogo SB, Badke MR, Sehnem GD, Reisdorfer AP, Almeida RK, Schumacher S, Ferigollo A, Antunes A, Ilha AG, Malheiros LCS. Abordagem multidisciplinar ao paciente oncológico adulto e idoso ostomizado: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2020;12(8):e3354.
4. Cramp F, Daniel J. Exercício para o tratamento da fadiga relacionada ao câncer em adultos. Banco de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas. 2008;2. CD006145.
5. Nascimento EB do, Leite RD, Prestes J. Cancer: benefits of resistance and aerobic training