CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS DISPARIDADES NO RASTREIO SEGUNDO A ESCOLARIDADE

Author:

Gomes da Silva JúliaORCID,Da Silva Paiva LaercioORCID,De Alcantara Sousa Luis ViníciusORCID

Abstract

O Sistema de Informações do Câncer de Colo do Útero (SISCOLO) é uma importante ferramenta de acompanhamento da prevenção e tratamento do câncer de colo uterino (CCU), todavia, muitas mulheres ainda não são plenamente aderidas. Método: Estudo ecológico com dados secundários referentes ao motivo de realização do exame (rastreamento, repetição e seguimento) em brasileiras de 25 a 69 anos e fatores associados (2013-2022). Dados coletados no site do DataSUS. Resultados: Analisando a escolaridade, foi percebida diferença estatística entre realização de exames de mulheres com ensino médio completo e analfabetas (p=0,040). Segundo as regiões, o número total de exames não apresentou diferenças estatísticas. A maioria dos exames realizados é de Rastreamento e não foi encontrada correlação estatisticamente significativa entre escolaridade e motivo de Rastreamento em nenhuma das regiões (p > 0,05). Discussão: É possível inferir que a escolaridade não está diretamente relacionada com a taxa de realização de exames de citologia oncótica, diferente do que cita Garbanati e colaboradores (2019) ao citarem que a realização de exames é menor em mulheres com menor escolaridade e baixa renda. Além disso, o exame de papanicolaou como forma de rastreamento do CCU se mostrou eficaz quando comparado aos outros. Conclusão: Conclui-se que a citologia oncótica é a principal ferramenta de rastreamento de CCU e deve ser amplamente difundida para as mulheres pelo Brasil, já que a escolaridade não está relacionada com a realização da citologia e que sua realização é eficaz se comparado aos exames de repetição e seguimento.

Publisher

Editora RECIMA21 LTDA

Reference10 articles.

1. - Silva MGP, Almeida RT, Bastos EA, Nobre FF. Determinantes da detecção de atipias celulares no programa de rastreamento do câncer do colo do útero no Rio de Janeiro, Brasil. Rev Panam Salud Publica. 2013;34(2):107–13.

2. – Lima KF, Melo LHCP, Gomes LM, Rodrigues-Antunes S, Feio DCA. A importância dos fatores associados a não adesão ao exame preventivo do câncer de colo uterino por mulheres brasileiras – revisão sistemática. Revista Brasileira de Análises Clínicas. 2022;54(1):55-61. http://dx.doi.org/10.21877/2448-3877.202102072.

3. – Oliveira NC, Moura ERF, Diógenes MAR. Desempenho de enfermeiras na coleta de material cervico uterino para exame de Papanicolaou. Acta Paulista de Enfermagem. jun. 2010;23(3):385-391. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000300012.

4. - Soleimani M, Abdali Kh, Khajehei M, Tabatabaee HR, Komar PV, Riaz Montazer N. Comparison of pap smear quality with anatomical spatula method and the common method (spatula-cytobrush): a single blind clinical trial. Iran J Cancer Prev. 2012;5(1):33-38. PMID: 25780537; PMCID: PMC4352524.

5. – Ministério da Saúde. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do Câncer do Colo do Útero. [Internet] Brasilia: Instituto Nacional do Câncer (INCA); 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3