Author:
Da Silva Diego Fellipe Rodrigues,Deiró Rafael José da Cunha,De Lacerda José Carlos,Luiz Valmir Dias
Abstract
O dimensionamento de uma trasmissão mecânica envolve vários aspectos. Vai desde a escolha do material a ser utilizado na fabricação dos eixos até o tipo de transmissão a ser usada. Uma transmissão de veículo off-road deve suportar os impactos da prova, portanto, deve ser robusta. Deve também atender as solicitações da prova de potência e, principalmente, de torque. Conforme o projeto da suspensão, o eixo-árvore responsável por transmitir o movimento da caixa de engrenagem até a roda é também parte da suspensão, ou seja, será responsável por suportar todo o peso da parte traseira do automóvel. Sendo assim, deverá ser um eixo robusto, calculado para suportar não só á flexão resultante da rotação e potência mas também quando à flexão que sofrerá por ter atuando em si parte da estrutura. A escolha do materila do eixo de trasmissão de um mini-baja passa por um ponto importante no que se diz respeito a competições de alto nível: peso. Comprovadamente, veículos mais leves têm melhor desempenho nas competições automobilísticas, sendo que a relaçõa peso-potência é primordial, ainda mais considerando a pouca potência fornecida pelo motor padrão da competição, 10cv. Sendo assim, o mais indicado é se utilizar um alumínio duro, com tensão de escoamento alta, para se fabricar o eixo de trasnmissão. Para veículos, o mais usual são engrenagens helicoidais, por seu baixo ruído e baixo nível de vibração. Para tal dimensionamento utilizam-se as normas DIN 867 e DIN 3969. Para o dimensionamento considerando os grandes choques ocorridos durante a competição quanto o cuidado com o peso final, nos leva a compreender que mais do que se utilizar o usual dentro da indústria, é necessário estar atento aos caminhos alternativos que possam gerar resultados melhores.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. Antunes, I.,and Freire, M.A.C, 1998, “Elementos de Máquinas”, São Paulo: Érica, 296 p.
2. Niemann, G., 1971, “Elementos de Máquinas”, São Paulo: E. Blucher, Vol. 3.
3. Bayrakceken, H., Tasgetiren, S., and Yavuz, I., 2006, “Two Cases of Failure in the Power Transmission System on Vehicles: A Universal Joint Yoke and Drive Shaft”, Engineering Failure Analysis.
4. Hahn, J.O., Hur, J.W., Cho, Y.M. and Lee, K., 2001, “Robust Observer-Based Monitoring of a Hydraulic Actuaton in a Vehicle Power Transmission Control System”, Control Engineering Practice.
5. Makevet, E. and Roman, I., 2001, “Failure Analysis of a Final Drive Transmission in Off-Road Vehicles”, Engineering Failure Analysis.