Direito tributário - contribuições PIS/COFINS

Author:

Uliam Fellipe Oliveira

Abstract

A Constituição Federal de 1988 apresenta características de atuação positiva do Estado, atuando de forma ativa o combate à pobreza e as desigualdades sociais, no entanto, para que seja realizado o eficiente enfrentamento junto com a prestação de serviços básicos, é necessárias fontes de custeio que podem ser juntadas através de tributos. Entretanto, pela ineficácia do sistema tributário brasileiro, há várias Emendas Constitucionais objetivando realizar uma reforma tributária no Brasil. Destaca-se a PEC 110/2019, no qual foi encaminhada emenda do Senador Major Olímpio, que inclui no texto modificações no art. 195 da Constituição e acrescenta os artigos 195-A e 195-B, apresentada em julho de 2019 pelo senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) em conjunto com mais outros 66 senadores. A PEC 110/2019 reproduz o texto elaborado pelo Deputado Luiz Carlos Hauly e objetiva criar um imposto único — o Imposto de Bens e Serviços (IBS). Sendo assim, o Trabalho de Conclusão de Curso terá como objetivo principal realizar uma revisão de literatura sobre qual a influência da reforma tributária na contabilidade. O presente estudo foi realizado utilizando trabalhos científicos acerca da Influência da reforma tributária na contabilidade, através de dados de literatura científica Scielo e a Plataforma de Pesquisa Google Acadêmico, no período indeterminado. Para pesquisas, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “Tributos”, “Sistema tributário brasileiro” e “Reforma tributária”. A partir da análise dos resultados, verificou-se que a principal modificação promovida pela CBS se refere à cumulatividade da tributação, no qual o recolhimento do PIS/Pasep e da Cofins ocorre em dois regimes diferentes: 1) no cumulativo, com alíquota menor, o valor da tributação será se somando ao longo da cadeia de produção; 2) no não cumulativo, as empresas podem abater o que já foi pago em etapas anteriores, através de créditos. Conclui-se que, com a unificação e a criação do CBS, alguns setores pagarão menos imposto do que atualmente e outros terão aumento nos valores, que é o caso do setor de serviços, em que os gastos mais altos são com funcionários.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference82 articles.

1. AFONSO, J. R.; SOARES, Julia Morais; DE CASTRO, Kleber Pacheco. Avaliação da estrutura e do desempenho do sistema tributário brasileiro. Livro Branco da Tributação Brasileira. BID, Documento para Discussão, n. 265, p. 128, 2013.

2. ALMEIDA, Kéfrem Abreu Xavier de. ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTORICA DA SEGURIDADE SOCIAL. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/origem-e-evolucao-historica-da-seguridade-social/143271/. Acesso em: 17 de mai. 2021.

3. ALVES, Eder Carlos. Seguridade Social. Origem e evolução legislativa no Brasil. Disponível em: https://materiasparaconcursos.com.br/2019/01/22/seguridade-social-origem-e-evolucao-legislativa-no-brasil/. Acesso em: 17 de mai. 2021.

4. ARAÚJO, Davi Cavalcante de. Contribuições PIS e COFINS: um exercício sobre cumulatividade. 2017. 53 f. TCC (graduação em Finanças) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2017.

5. ASSUNÇÃO, Gilberto Hipólito; REIS, Maria Aparecida Alves; DE ABREU, Maiara Caroline Soares. DISGRAFIA, DISCALCULIA E DISLEXIA: Suas Implicações na Educação Infantil. Linha de Pesquisa: 5ª-Estudos Culturais e Linguagens na Educação, p. 748, 2016.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3