SÍNDROME CONGÊNITA DE ZIKA: RELATO MATERNO SOBRE O IMPACTO EMOCIONAL, SOCIAL E FINANCEIRO

Author:

Carvalho Rodrigues Flávia, ,Rezende Pereira Thalita,Izabella Chagas Moreira Mônica,Oliveira Martins Prudente Cejane,da Silva Carvalho Vila Vanessa,Ferreira Martins Ribeiro Maysa

Abstract

A infecção congênita pelo Zika vírus (ZIKV) está relacionada ao nascimento de bebês com uma síndrome complexa denominada de Síndrome Congênita de Zika (SCZ). Inicialmente acreditava-se que a microcefalia era a característica principal da síndrome. Porém, ao analisar os casos clínicos, constatou-se a existência de sinais e sintomas mais específicos para a definição da SCZ, são eles: calcificação intracraniana, ventriculomegalia e volume cerebral diminuído. A chegada de um filho com a SCZ interfere na dinâmica socioeconômica familiar, pelas altas demandas de cuidado e altos custos. Objetivo: Explorar o relato materno sobre o impacto emocional, social e financeiro decorrente do processo de cuidar de um filho com a SCZ. Método: Estudo descritivo, exploratório e qualitativo com referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. As entrevistas foram transcritas, detalhadas, codificadas, nomeadas, destacando dados relevantes sobre o impacto do nascimento de um filho com a SCZ. Resultados: A análise de doze entrevistas maternas permitiu organizar os dados em três categorias: Impacto emocional, Impacto social, Impacto financeiro. O Impacto emocional foi evidenciado o sofrimento das mães ao receber o diagnóstico da infecção de ZIKV e do nascimento do filho com SCZ. O impacto social mostrou sobre as escolhas de abdicarem do trabalho, estudo e autocuidado para cuidar da criança, geralmente não possui apoio familiar, principalmente da figura paterna, outro ponto foi o julgamento da sociedade contra elas. O impacto financeiro relatou os altos custos do tratamento da criança, por conta da saída da mãe do mercado de trabalho, além da falta de recursos, acabam recorrendo aos benefícios governamentais, que são processo longos e burocrático. Conclusão: Estas mulheres, em maioria, estão com a vida limitada ao desempenho do papel de mãe (por isso usamos os termos mãe e materno neste texto), pois precisaram abdicar das outras facetas da vida para cuidar do filho com a SCZ. Portanto, é essencial criação de políticas públicas que as apoiem, como por exemplo: criação de grupo de apoio social e psicológico para as mães; mais agilidade nos processos de benefícios; aumento do valor da pensão vitalícia; creches para as crianças; condições para que elas retomem ao mercado de trabalho e aos estudos.

Publisher

Ed. da PUC Goiás

Reference22 articles.

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.813, de 11 de novembro de 2015. Brasília: Ministério da Saúde, 11 nov. 2015.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção e combate: dengue, chikungunya e Zika. Brasil adota recomendação da OMS para microcefalia, 2016a.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti e suas consequências. Orientações integradas de vigilância e atenção à saúde no âmbito da emergência de saúde pública de importância nacional, 2016b.

4. BRASIL. Ministério da Cidadania. Ministério da Cidadania concede pensão vitalícia a crianças com microcefalia, 2019.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Situação epidemiológica da síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika em 2020, até a SE 45, 2020.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3