Abstract
Objetivou-se neste trabalho realizar um balanço sobre a produção científica na área da história da educação que diz respeito ao tema da escolarização no sertão de Minas Gerais, entre o período de 1880 e 1945. A investigação concentrou-se em mapear os trabalhos publicados em quatro revistas acadêmicas especializadas na área, utilizando o descritor “Minas Gerais”. Após as análises, verificou-se o pouco investimento dos pesquisadores nos estudos sobre a história da escolarização no sertão de Minas Gerais. Dessa forma, acredita-se que a história da educação em perspectiva regionalizada pode vir a subsidiar descobertas já existentes que tracem um itinerário global e nacional sobre os objetos investigados, bem como contribuir para novas descobertas na área.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference18 articles.
1. ALMEIDA, M. Z. C. M. Educação e memória: velhos mestres de Minas Gerais (1924–1944). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
2. A liturgia da escola moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos
3. A dinâmica política, econômica e social do rio São Francisco e do seu vale
4. COSTA, O. J. História e mistérios de minha vida. Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 1979.
5. Escolas de memórias: representações da escola entre novos letrados (Minas Gerais, décadas de 1900 a 1930)