Abstract
Introdução: A adaptação acadêmica é um fenômeno multifatorial e a sua investigação pode oferecer subsídios que contribuam para a permanência dos estudantes iniciantes na Universidade. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar a relação preditiva das variáveis explicativas Expectativas Acadêmicas, Maturidade para a Escolha Profissional, Habilidades Sociais, Adaptabilidade de Carreira e Satisfação Acadêmica com a variável critério Adaptação Acadêmica em estudantes de Psicologia. Metodologia: Participaram 426 universitários (M=24,17; DP=7,27), sendo 330 mulheres, 90 homens. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC), Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP), Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r). Resultados: Os resultados apontaram que universitários com maiores escores de habilidades sociais, expectativas acadêmicas e satisfação com a experiência acadêmica apresentam maiores escores nas vivências acadêmicas. Conclusão: Dessa forma, o estudo aponta a relevância dessas variáveis para uma adaptação acadêmica satisfatória. Ressalta-se que adaptação universitária é um processo complexo e, no caso específico desta amostra, esteve relacionada positivamente a fatores como as relações interpessoais, o aproveitamento nos estudos e o envolvimento institucional.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference38 articles.
1. ALMEIDA, Leandro S. et al. Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: Construção e validação de uma escala de avaliação. Psicologia, Educação e Cultura, Minho, v. 16, p. 70-85, 2012.
2. ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula; FERREIRA, Joaquim Armando G. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 81-93, 2012.
3. Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários
4. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de
universitários
5. Variáveis pessoais e socioculturais de diferenciação das expectativas académicas: Estudo com alunos do Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza