Abstract
Introdução: A ambientalização curricular no ensino superior requer uma visão complexa das multidimensionalidades envolvidas na problemática ambiental e a integração entre setores de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Objetivo: O objetivo do artigo é discutir a inserção ambiental em cursos de graduação a partir da análise integrativa de artigos que tratam do tema no currículo dos cursos da área da Saúde. Metodologia: Foram rastreados artigos em três bases de dados: o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Rede de Ambientalização e Sustentabilidade no Ensino Superior (RASES) e o Google Acadêmico. Para esta busca foram usados como descritores os termos: “Ambientalização no Ensino Superior”, "Ambientalização-graduação-saúde”, “Educação ambiental na graduação em saúde”, “Ambientalização, currículo, ensino superior”, “Ambientalização e currículo na graduação”, “Ambientalização e graduação”. Resultados: Os resultados relativos à ambientalização curricular no Ensino Superior referem-se a 62 artigos, dos quais somente oito referem-se aos cursos da área da Saúde, que são aprofundados neste artigo. Os dados foram tratados por meio da análise textual qualitativa. Conclusão: Evidenciou-se, a partir da análise integrativa, que a ambientalização curricular nos cursos de Saúde, apesar de ser considerada imprescindível para esses profissionais, em virtude da natureza da relação entre a área de formação e o ambiente, não está sendo efetivada no sentido de aprofundar estas intersecções.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference41 articles.
1. APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
2. BARBON, Evelyn P.; NEUENFELDT, Derli, J. Trilhas sensitivas e interpretativas como processo de formação ecológica de estudantes de ensino fundamental. Signos, Lajeado, ano 40, n. 2, p. 94-111, 2019.
3. BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:. Acesso em: 06 de fev. 2020.
4. BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação – CNE. Resolução n. 2 de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE, 2012a.
5. BRASIL, Ministério da Saúde. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em . Acesso em: 08 fev.2020.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献