Abstract
A cafeicultura brasileira nos últimos anos tem apresentado maior foco na produção de café de qualidade. A mudança vem acompanhada de protocolos de controle de qualidade da bebida, bem como da preservação ambiental e do manejo agrícola sustentável. Permeando estas pautas, estão os cenários de mudanças climáticas e suas consequências que podem causar prejuízos na quantidade e na qualidade do café produzido. O presente estudo objetiva analisar as tendências de temperaturas e precipitações do período de 1990 a 2020 para municípios da região produtora de café com Indicação Geográfica de Procedência do Norte Pioneiro do estado do Paraná – Brasil. Para tanto, realizou-se os testes estatísticos de Mann-Kendall e posteriormente o teste de Pettitt. Os testes indicaram tendência de aumento nas temperaturas e de queda nas precipitações, com diferenças significativas quando comparados os dados anteriores e posteriores aos do ano de quebra na homogeneidade da série, chegando a 2,3°C para a temperatura máxima média diária, 0,7°C para a temperatura mínima média diária e 0,5 mm para a precipitação média diária. A partir da comprovação das alterações nos parâmetros climáticos, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre técnicas para uma agricultura inteligente para o clima com foco em trabalhos com propostas de adaptação as mudanças climáticas. A revisão evidenciou maior uso de tecnologia na cadeia produtiva do café nos últimos anos com ênfase no controle da qualidade. Contudo, a maior parte dos estudos relatam sistemas agroflorestais como uma das formas mais promissoras de manutenção da qualidade do produto alinhada à adaptação da cafeicultura às mudanças climáticas.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference60 articles.
1. Alfonsi, W. M. V. et al. (2019). Geographical distribution of the incubation period of coffee leaf rust in climate change scenarios. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, v. 54, p. e00273.
2. Alves, H. M. R. et al. (2011). Características ambientais e qualidade da bebida dos cafés do estado de Minas Gerais. Informe Agropecuário, v. 32, n. 261, pp. 1-12.
3. Anhar, A. et al. (2021). Sustainable Arabica coffee development strategies in Aceh, Indonesia. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 667, p. 012106.
4. Assad, E.D., Evangelista, B.A., Silva, F.M.A., & Lopes, T.S.S. (2000). Zoneamento climático da cultura do café (Coffea arabica) para o sudoeste do Estado da Bahia. Comunicado Técnico EMBRAPA, v. 36, pp. 1-6.
5. Assad, E. D., Pinto, H. S., Zullo Júnior., J., & Ávila, A. M. H. (2004). Impacto das mudanças climáticas no zoneamento agroclimático do café no Brasil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 39, n. 11, pp. 1057-1064.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献