Abstract
Introdução. A extensão universitária na educação básica é uma proposta que busca fomentar a conexão entre a universidade e as instituições de ensino primário e secundário. Objetivo. O projeto de extensão Garimpando a Arte, vinculado ao curso de Gemologia da Universidade Federal do Espírito Santo, serviu como estudo de caso para destacar a importância das atividades realizadas para os estudantes e professores da educação básica que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Gemologia. Metodologia. Após diversas buscas nos canais de comunicação do projeto e da Universidade, identificou-se cerca de 14 atividades, tais como exposições, minicursos, palestras, oficinas, workshops, seminários e visitas técnicas. Resultados. No projeto, as atividades desenvolvidas para a educação básica são baseadas nos princípios de Paulo Freire, com o propósito de difundir conhecimento sobre a Gemologia de maneira didática, lúdica e acessível, utilizando a ciência e a arte por meio da abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Conclusão. As ações realizadas buscam enriquecer o currículo escolar, estimular o interesse dos estudantes e promover uma formação mais abrangente e integral, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference32 articles.
1. A IMPORTÂNCIA EXTENSIONISTA E O PROJETO CIÊNCIAS DA TERRA: PRATICANDO E COMPREENDENDO A GEOCIÊNCIAS NA REGIÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
2. Barbosa, A. S., Sperandio, D. G., Borges, N. P., Dessart, R. L., & Gomes, C. H. (2018). As Geociências e a Extensão: alinhando comunidade e universidade. In: Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 3. URL: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/87061. Acesso 15.06.2023.
3. Bastos, C., & Keller, V. (2002). Introdução à metodologia científica. Petrópolis: RJ, Vozes.
4. Gemologia da Ciencia a Arte": Uma exposição como ação extensionista, promovendo novas práticas pedagógicas no Curso de Gemologia
5. Branco, P. de M. (2014). Dicionário de Mineralogia e Gemologia. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Oficina de Textos. 608p.