Machado de Assis, autor de romances (1872-1873)

Author:

Granja LúciaORCID

Abstract

Este artigo integra um projeto maior que se define como a história editorial da consagração de Machado de Assis. Ele toma como ponto de partida a dedicação do escritor à prosa de ficção a partir de meados anos 1860, assim como algumas ideias de Machado de Assis sobre o romance, à mesma época. Assunto já explorado pela crítica, o que se pretende demonstrar com originalidade é que, ao lado das escolhas críticas e estéticas machadianas, o desejo de adotar, no romance, uma perspectiva urbana e de estudo de caracteres, é uma ação paralela ao assenhoramento machadiano das práticas editoriais, notadamente no contato com o principal editor no Brasil da época (B.-L. Garnier), as quais reverberavam ações transnacionais. A ideia da “formação do romancista” incide sobre a busca de uma identidade como autor de ficção e também sobre a busca de espaço para uma ficção que lhe propiciasse circulação internacional, embora, de nosso ponto de vista contemporâneo, saibamos que essa tentativas foram malogradas. Nessa via de reflexão, e por meio da análise de documentos, evocam-se as relações ativas e atuantes entre Machado de Assis e Baptiste-Louis Garnier, sobretudo nos anos 1860-1870, como um dos acessos ao espaço de consagração progressivamente ocupado pelo escritor, apesar das tensões com seu principal editor. Nesse caso, Machado de Assis é estudado como ator no processo de inflexão editorial que trouxe consequências literárias à sua carreira, à medida em que ele vinha atuando, até então, como crítico, dramaturgo, poeta e cronista (anos 1850 e 1860).

Funder

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Publisher

Universidade Estadual de Campinas

Subject

General Medicine

Reference27 articles.

1. AGUILAR, Luiza Helena Damiani de. Machado de Assis em jornal e livro: os diferentes suportes e sentidos dos três contos de Papeis Avulsos publicados antes de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, FFLCH, Universidade de São Paulo – USP, 2019.

2. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Ao acaso. Diário do Rio de Janeiro, 20 de junho de 1864. Rodapé.] Disponível em: . Acesso em: 5 ago. 2020.

3. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas; Poesias completas; Ressurreição. In: Obra completa em quatro volumes. 2. ed. Organização de Aluízio Leite, Ana Lima Cecílio, Heloísa Jahan. Rio de Janeiro: Aguilar, 2008.

4. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Correspondência de Machado de Assis, 5 tomos. Coordenação e orientação de Sérgio Paulo Rouanet; reunião, organização e comentários por Irene Moutinho e Silvia Eleutério. Rio de Janeiro: ABL, 2008-2015.

5. ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Notícia atual da Literatura Brasileira. Instinto de nacionalidade. In: Machado de Assis: crítica literária e textos diversos. Organização de Silvia Azevedo, Adriana Dusilek e Daniela Mantarro Calipo. São Paulo: Editora da Unesp, 2013 [1873], pp. 429-441.

Cited by 1 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

1. Da autoria;Remate de Males;2023-08-31

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3