Abstract
Publicado em 2017, O peso do pássaro morto, de Aline Bei, rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, além de ter chamado a atenção da crítica e se tornado objeto de artigos acadêmicos. O romance conta a história de uma mulher dos 8 aos 52 anos que, durante a sua vida, experimenta inúmeras perdas e sofre com o trauma da violência sexual. Além dos temas tratados, o que chama a atenção é a maneira como, no plano formal, o romance é constantemente atravessado por certo lirismo, podendo ser definido como um romance lírico. Nesse sentido, o artigo pretende analisar O peso do pássaro morto a fim de demonstrar em que medida o gênero lírico reveste a narrativa e como as materialidades do livro – os paratextos, a tipografia, o uso do itálico etc. – concorrem para informar tal lirismo. Para tanto, os aportes teóricos são buscados principalmente nos estudos sobre o romance lírico e sobre as materialidades da literatura.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference24 articles.
1. ADORNO, Theodor. Parataxis. In: Notas de literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1973, pp. 73-122.
2. AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Trad. João Barrento. Lisboa: Cotovia, 1999.
3. ALFELD, Elisabete. Poética da rememoração: o processo criativo de O peso do pássaro morto. Manuscrítica, n. 43, 2021, pp. 54-72.
4. ARAMBURU, Diana. Revenge by Castration: Breaking the Narrative Thread of Rape in Maria-Antònia Oliver’s Fiction. Studies in 20th & 21st Century Literature, v. 41, n. 1, jun. 2017, pp. 1-18.
5. BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance III: o romance como gênero literário. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Ed. 34, 2019.