Registros digitais arquivísticos do SIPAC Protocolo

Author:

Silva Pedro Felipy Cunha daORCID,Araújo Wagner Junqueira deORCID

Abstract

Introdução: Um avançado processo de transformação digital já estava em curso, quando recebeu o impacto da ampliação do trabalho remoto durante e após a pandemia de COVID-19. Objetivo: Este estudo buscou compreender como estão sendo gerenciados os metadados de preservação relacionados aos registros digitais arquivísticos das instituições federais de ensino superior brasileiras. Metodologia: Parte de um estudo de caso do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba e da aplicação de pesquisa junto às Instituições Federais de Ensino usuárias do software SIPAC Protocolo, por meio de um questionário enviado para dezesseis instituições. As respostas foram tabuladas utilizando o software Microsoft Excel, e posteriormente analisadas com o auxílio do software Rapid Miner. Resultados: Obteve-se uma descrição dos metadados armazenados, com a diferenciação daqueles gerados de forma automática dos inseridos manualmente pelo usuário. Conclusão: Observou-se que esses metadados, quando associam as transações e requisitos, validam o registro produzido, permitindo que os dados nele constantes possam se tornar um documento manifestado e acessível ao usuário no decorrer do tempo.  Esse processo nem sempre cria um registro digital arquivístico; apenas quando evidencia e serve de prova das atividades de uma pessoa ou instituição. Foi possível notar ainda que o caráter dinâmico dos recursos digitais requer a reunião de informações com nível de segurança razoável, garantindo que o ambiente computacional no qual a informação foi criada poderá ser reproduzido com o passar do tempo. Desta forma, os registros permanecerão acessíveis, independentemente da existência do formato e das condições técnicas em que foram concebidos.

Publisher

Universidade Estadual de Campinas

Reference13 articles.

1. ACKER, A. Quando é um registro? Estrutura de pesquisa para localização de registros eletrônicos na infraestrutura. GILLILAND, A. J.; MCKEMISH, S.; LAU, A. J. (org.). Pesquisa no multiverso arquivístico. Tradução de Ana C. Rodrigues. Salvador: 9Bravos, 2019.

2. ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

3. CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (BRASIL). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. Resolução nº. 43, de 4 de setembro de 2015. Estabelece diretrizes para a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis para o arquivamento e manutenção de documentos arquivísticos digitais em suas fases corrente, intermediária e permanente, dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR. Disponível em: https://bit.ly/41OfYBf. Acesso em: 21 abr. 2023.

4. ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVISTAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR, 6., 2019, Goiânia. Anais. Sigla do evento: ENARQUIFES.

5. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3