Abstract
A relação entre a etnografia, a música e a mídia audiovisual é marcada por uma grande interdependência. Em muitas situações de trabalho de campo, a presença de equipamentos capazes de gravar áudio e vídeo possibilitou a documentação de práticas musicais, mesmo quando a música não estava no centro das preocupações do projeto de pesquisa. Em outros casos, a própria multissensorialidade dessas práticas inspirou a adoção do audiovisual como meio de documentação, na medida em que ela possibilitava a gravação não somente da música em sua forma sonora, mas também, dos rostos, corpos, vozes e gestos de seus praticantes, do modo de fabricação e execução instrumental, e das interações e do entorno de uma performance. Este dossiê pretende explorar precisamente essas interdependências e a relação com a multimodalidade, considerada como um ato musical, multissensorial e reflexivo de comunicação, que vem marcar um novo contexto para pesquisas e explorações de metodologias nos campos da antropologia e da etnomusicologia.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference36 articles.
1. APPADURAI, Arjun. The Production of Locality. In: APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996. p. 178-199.
2. COELHO, Luiza Fernandes. Novas camadas da tradição: usos do audiovisual no Bumba meu Boi da Floresta durante a pandemia do Covid -19. In: X Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ENABET), 2021, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2021. n.p.
3. COLLINS, Samuel Gerald; DURINGTON, Matthew; GILL, Harjant. Multimodality: An Invitation. American Anthropologist, v. 119, n. 1, p. 142–146, 2017.
4. D’AMICO, Leonardo. Audiovisual Ethnomusicology: Filming Musical Cultures. Bern: Peter Lang, 2020.
5. DATTATREYAN, Ethiraj Gabriel; MARRERO‐GUILLAMÓN, Isaac. Multimodal Anthropology and the Politics of Invention. American Anthropologist, v. 121, n. 1, p. 220–228, 2019.