Abstract
Os movimentos de revisita e análise dos/nos escritos de Freire, em “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Esperança”, e de Freinet, em “Para uma Escola do Povo” e “Educação para o Trabalho”, sobre a existência do conceito de trabalho coletivo desvelam palavras que dialogam sobre os seus fundamentos e nos levam a compreender princípios fundantes de uma educação outra. Os textos, apesar de não mencionarem ipsis litteris tal expressão em sua forma composta, se revelam como leituras íntimas em relação ao tema. Freire discute os conceitos de solidariedade, dialogicidade/diálogo, reflexão, libertação, colaboração, comunhão e trabalho como ideias que corroboram outras leituras balizadoras do processo de compreensão sobre o trabalho coletivo. Freinet explora princípios que o cotejam por intermédio dos seguintes temas: educação pelo trabalho, cooperação, auto-organização. Ambos os teóricos remetem a leituras que lançam a concepção de trabalho coletivo em consonância com um projeto de educação que se faz para e com o povo. Enquanto Freire se detém aos processos de educação mais amplos e o coletivo se projeta no processo de humanização, Freinet trabalha com esses conceitos no campo da organização do trabalho escolar, nos levando a refletir e a estabelecer uma proposta concreta de trabalho cooperativo com estudantes e professores. São leituras que se constituem como dissonantes, uma vez que recuperam obras de autores e as aproximam de uma necessária educação para os excluídos, para e com as vozes dissonantes da sociedade, as quais, ao mesmo tempo, fazem parte da composição social.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference12 articles.
1. BOLEIZ JÚNIOR, Flávio. Freinet e Freire: educadores populares que dialogam. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 9, p. 37-45, jan/dez. 2010.
2. BOLEIZ JÚNIOR, Flávio. Trabalho e práxis e sua relação com as pedagogias de Célestin Freinet e de Paulo Freire. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 49-62, jan./mar. 2015.
3. COSTA, Adriana Alves Fernandes; VARANI, Adriana. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Revista Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 1, p. 50-66, jan./jun.2017.
4. FREINET, Célestin, Educação pelo Trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
5. FREINET, Célestin. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. São Paulo: Martins Fontes, 1996.