Abstract
Em 1870, dez anos antes do conhecido II Congresso Internacional de Educação para Surdos de Milão, Joseph Théobald, um dos quatro surdos nele presentes, detalha os motivos pelos quais a criação de uma colônia agrícola de surdos seria um projeto relevante para ser implementado com o apoio da Sociedade de Educação e de Assistência para os Surdos-Mudos na França. O objetivo deste trabalho é oferecer escuta à demanda de Théobald em seu projeto, analisando o contexto histórico (político, social, educacional) da França do século XIX, que permitiu a emergência de uma proposta que, hoje, nos impactaria: a da criação de uma colônia agrícola de surdos. A metodologia consiste na análise de discurso da fonte histórica primária – Projet d´une colonie agricole de sourds-muets – e sua discussão a partir do estudo de processos históricos ocorridos no século XIX, em especial na França. Além disso, à luz da investigação sobre Surdotopia, integrando Estudos Surdos, Estudos de Cultura e Estudos de Utopia, procuramos entender os contornos da vida e da obra de Théobald como potencial manifestação de Surdotopia. O nosso recorte considera, principalmente, as iniciativas feitas por surdos para poderem viver e ser surdos.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference33 articles.
1. ANDERSON, Benedict. Imagined communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Londres: Verso, (1983) 1991.
2. BERNARD, Yves. Utopies silencieuses. Paris: Éditions du Fox, 2016. Disponível em: https://2-as.org/editions-du-fox/bernard-yves/45-utopies-silencieuses-yves-bernard.html. Acesso em: 28 mar. 2022.
3. BERNARD, Yves. Par delà les signes. Paris: Éditions du Fox, [201- ?]. Disponível em:https://2-as.org/editions-du-fox/bernard-yves/44-par-dela-les-signes-yves-bernard.html. Acesso em: 28 mar. 2022.
4. BERNSTEIN, Serge; MILZA, Pierre. História do Século XIX. Lisboa: Publicações Europa-América, 1997.
5. BERTIN, Fabrice. Les sourds: une minorité invisible. Paris: Éditions Autrement, 2010.