Abstract
Contextualização: A 16ª Conferência Nacional de Saúde propiciou a participação qualificada de 12 estudantes de um curso de Psicologia da região Centro-Oeste do País matriculados no Projeto Políticas Públicas desenvolvido em Estágio do Núcleo Comum. Foram acompanhadas, simultaneamente, reuniões de Conselhos Municipais dessa área e outras conferências. O objetivo do Estágio foi integrar habilidades para atuação nos desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde. Descrição da Experiência: Os estudos preparatórios dos eixos dessa Conferência - Financiamento, Princípios e Direitos - iniciaram-se em março e permaneceram até setembro de 2019 com as reuniões dos Órgãos de Controle Social. Este estudo é descritivo, tipo Relato de Experiência e apresenta parte das análises de enunciados problematizados pelo grupo. O método de trabalho em supervisão foi a roda de conversa e as teorias que fundamentaram as análises foram discursivas e decoloniais. Resultados e Impactos: Esse Estágio propiciou o desenvolvimento de competências teóricas, técnicas e sociais por meio do desenvolvimento do protagonismo estudantil na busca de reflexão constante e de autonomia política. Considerações Finais: A participação social como atividade de Ensino em Saúde mostra-se potente no desenvolvimento de competências para atuação no Sistema Único de Saúde apesar dos entraves presentes nos espaços de Controle Social. Concluímos que a supervisão de Estágio continua a ser um componente valioso para a formação em Psicologia.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference16 articles.
1. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.05 de 15 de março de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Psicologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 mai. 2020.
2. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. 16. Conferência Nacional de Saúde - Democracia e Saúde.
3. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/16cns/index.html. Acesso em: 25 fev. 2021.
4. BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
5. CURY, Bruno de Morais; NETO, João Leite Ferreira. Do currículo mínimo às diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo. Psicol. rev., Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 494-512, set. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000300006&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 22 mai. 2020.