Abstract
Com a escassez de produtos e a aceleração dos impactos das mudanças climáticas, o contexto linear de produção do setor da construção civil se tornou uma preocupação, fazendo da economia circular uma estratégia para torná-lo mais sustentável. Entre as ferramentas propostas pela economia circular está o projeto para desmontagem (do inglês, Design for Disassembly – DfD), que visa o projeto de edificações que permitem a remoção de componentes para posterior utilização, ampliando o ciclo de vida dos produtos e a adaptabilidade do espaço. Diante disso, o objetivo da pesquisa é avaliar uma alternativa construtiva que possibilite a aplicação do DfD em edificações verticais residenciais multifamiliares, reduzindo a geração de resíduos de demolição, e a emissão de carbono incorporado à produção dos materiais. A partir de uma revisão de literatura, foram verificados quais os métodos e materiais utilizados para aplicação do DfD, sendo proposto um sistema de vedações verticais internas que atendesse aos critérios do projeto para desmontagem e, por consequência, da economia circular. O sistema proposto, composto por painéis de estrutura de madeira e revestimento de placas de gesso acartonado, atendeu aos critérios de facilidade de acesso, independência, simplicidade e padronização, conexões, e segurança de desmontagem, bem como, se avalia que tem possibilidade de reutilização direta, a partir da avaliação por meio do indicador proposto. Ainda, reduziu em 26% a massa das vedações do edifício avaliado no estudo de caso hipotético, comparado a um sistema de alvenaria de blocos de concreto, além de uma redução de 19% de emissões de CO2.
Funder
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference28 articles.
1. ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-1: Edificações habitacionais -Desempenho. Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro: ABNT, 2024. 107 p.
2. ABRAINC. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS. Expectativa do mercado imobiliário na região sul do Brasil. São Paulo: ABRAINC, 2022. Disponível em: https://www.abrainc.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Expectativa-do-Mercado-Imobiliario-na-Regiao-Sul-do-Brasil-03_03.pdf. Acesso em: 24 jul. 2023.
3. ABRAINC. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INCORPORADORAS IMOBILIÁRIAS. Indicadores de affordability. São Paulo: ABRAINC, 2021. 23p. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2022/01/pesquisa_Fipe.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.
4. ABRELPE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2022. São Paulo: ABRELPE, 2022. Disponível: file:///C:/Users/Windows/Downloads/Panorama_Abrelpe_2022.pdf. Acesso em: 15 fev. 2024.
5. AKANBI, L.; OYEDELE, L. O.; OMOTESO, K.; BILAL, M.; AKINADE, O. O.; AJAVI, A. O.; DELGADO, J. M. D.; OWOLABI, H. A. Disassembly and deconstruction analysis system (D-DAS) for construction in a circular economy. Journal of Cleaner Production, v. 223, p. 386–396, June 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.03.172.