Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a construção de pequenos pavilhões como oportunidade de experimentação no processo digital de projeto, modelagem, fabricação digital (FD) e montagem de formas complexas arquitetônicas, baseadas em oficinas realizadas entre os anos de 2017 e 2019 em duas faculdades de Arquitetura em diferentes universidades do Brasil. O Design Science foi o principal método científico adotado na pesquisa, sendo a pesquisa de campo exploratória experimental utilizada nas diferentes oficinas para produção dos objetos e validação do processo. Os pavilhões consistiram em estruturas de cascas funiculares com função de promover sombra, e suas formas foram obtidas por algoritmo generativo paramétrico. Aos participantes das oficinas de modelagem foi disponibilizado um código do Grasshopper para que eles o manipulassem com fins de projetar suas próprias versões do pavilhão. Foram materializados, entre maquetes em escala reduzida e protótipos em escala natural, quatro diferentes instâncias de pavilhões modeladas e fabricadas digitalmente. Com estas experiências evidenciaram-se diferentes potencialidades didáticas que a modelagem paramétrica (MP), a FD e a montagem de pavilhões podem oferecer. Dentre estas, a reflexão sobre processos de concepção de uma envoltória arquitetônica e as suas implicações na construtibilidade, a experimentação da MP no projeto da forma e a possibilidade de vivenciar todo o ciclo de projeto e construção de um objeto arquitetônico durante o curso de graduação. Apresentando as experiências vivenciadas e discutindo sobre suas vicissitudes e as dificuldades encontradas, este trabalho espera contribuir com a discussão sobre MP e FD de envoltórias arquitetônicas de formas complexas.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference21 articles.
1. ADRIAENSSENS, S.; BARNES, M.; HARRIS, R.; WILLIAMS, C. Dynamic Relaxation: Design of strained timber gridshell. In: ADRIAENSSENS, S.; BLOCK, P.; VEENENDAAL, D.; WILLIAMS, C. (org.). Shell structures for architecture: Form Finding and Optimization. New York: Routledge. p. 89-101. 2014
2. CBIC - CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Fundamentos BIM: Parte 1 - Implantação do BIM para Construtoras e Incorporadoras. Brasília: CBIC, 2016. 120 p. (Guia BIM. Building Information Modeling, v. 1)
3. CÔCO JÚNIOR., V. H.; CELANI, G. Algoritmização do projeto arquitetônico em BIM: uma aplicação na indústria de banheiros pré-fabricados. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 16, n. 2, abr./jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v16i2.181038.
4. DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Design Science Research: Método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 181 p.
5. EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. BIM Handbook: a guide to buiding information modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. 2th ed. New Jersey: John Wiley, 2011. 648 p.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献
1. Editorial;PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção;2023-12-29