Abstract
O desempenho quanto à luz natural nos ambientes de trabalho é de fundamental importância para o bem-estar dos usuários. A conformação das janelas é um dos fatores que mais impacta o conforto visual. Ao longo do tempo, estes elementos foram sendo ampliados até que se configuraram as conhecidas “peles de vidro”. Este trabalho investigou o desempenho da luz natural no interior de salas de trabalho em modelos de edifícios localizados em Vitória -ES, com diferentes configurações em relação à altura do pavimento da sala, característica da janela e seu Percentual Abertura de Fachada (PAF). A metodologia utilizou simulações dinâmicas, ao longo do ano, através do software DIVA-for-Rhino, considerando a análise da variação da Transmissão Luminosa do Vidro (TL) e presença ou não de sombreador externo. Os resultados mostram que os brises têm grande influência no conforto visual, aumentando os níveis de uniformidade da luz admitida, reduzindo as iluminâncias excessivas e a ocorrência de ofuscamento intolerável. Entretanto, seu uso deve ser bem planejado, pois pode proporcionar níveis baixos de iluminância, caso seja inserido em fachadas com menor PAF e com vidros com menor transmissão luminosa. Foi possível identificar que os pavimentos mais próximos ao solo sofrem grande influência na admissão de luz em função da obstrução do entorno. Tem-se, portanto, que, não há um modelo ideal que atenda ao melhor desempenho da luz em relação a todas as métricas estudadas ficando a cargo do projetista a definição das configurações mais adequadas para cada tipo de situação.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference21 articles.
1. ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISSO/CIE 8995-1. Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.
2. ANDRADE, C. A história do ambiente de trabalho em edifícios de escritórios: um século de transformações. São Carlos: C4, 2007.
3. BAKER, M.; FANCHIOTTI, A.; STEEMERTS, K. Daylight Design of buildings. London: James & James ltd., 2002.
4. BARDHAN, R. e DEBNATH, R. Towards daylight inclusive bye-law: Daylight as an energy saving route for affordable housing in India. Energy for Sustainable Development, n. 34, p. 1–9, 2016.
5. BERARDI, U.; ANARAKI, H. K. Analysis of the Impacts of Light Shelves on the Useful Daylight Illuminance in Office Buildings. Toronto. Energy Procedia, v. 78, p.1793-1798, nov. 2015.