Abstract
A presente entrevista explora a experiência de Rogério Matos, professor de educação física brasileiro que emigrou para o Canadá em busca de melhores oportunidades profissionais e qualidade de vida, conseguindo validar a sua formação e firmar-se como docente numa escola pública. Por meio de entrevistas seriadas descrevemos o processo de mudança, validação de diplomas, adaptação cultural e profissional no Canadá. Salientamos alguns dos desafios enfrentados neste processo, tais como a burocracia para a validação de suas qualificações profissionais, a adaptação ao clima e a cultura canadense. Do mesmo modo, mostramos como superou essas barreiras por meio de um planejamento meticuloso e persistência, estabelecendo-se como um educador respeitado na província de Quebec. A experiência de intercâmbio durante a graduação na Unicamp aparece como fundamental para a decisão de emigrar e para o sucesso de sua adaptação. Neste sentido, destaca-se a importância dos programas de internacionalização universitária na formação acadêmica-profissional.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference3 articles.
1. GOUVERNEMENT DU QUÉBEC. Teaching General Education in the Youth Sector, Vocational Training and Adult Education. Quebec, 2024. Disponível em: https://www.quebec.ca/en/government/work-government/jobs-education/teaching-general-education-youth-sector-vocational-training-adult-education. Acesso em: 06 ago. 2024.
2. GOUVERNEMENT DU QUÉBEC. Elementary Physical Education Program. Quebec, 2023. Disponível em: https://www.quebec.ca/en/education/preschool-elementary-and-secondary-schools/quebec-education-program/elementary/physical-education-health. Acesso em: 06 ago. 2024.
3. READ, Benjamin. Serial Interviews: When and Why to Talk to Someone More Than Once. International Journal of Qualitative Methods, v. 17, n. 1, 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1609406918783452. Acesso em: 06 ago. 2024.