Transtornos mentais, práticas corporais e educação física

Author:

Pessanha Josemara Henrique da SilvaORCID,Caetano Leonardo BasílioORCID,Saint’Clair Emerson da MotaORCID

Abstract

Introdução: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), cujo público atendido são crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Objetivo: analisar as percepções e significados das práticas corporais no desenvolvimento e promoção de saúde dos usuários, a partir da perspectiva dos familiares e técnicos de referência no CAPSi. Metodologia: A pesquisa qualitativa envolveu um estudo de caso com abordagem exploratória e descritiva, na qual se realizaram entrevistas semiestruturadas com os familiares responsáveis e a realização de um grupo focal com os técnicos de referência do CAPSi. Resultados e Discussão: Os resultados apontaram para os benefícios das práticas corporais, incluindo: a melhora na autonomia, interação social e comunicação. Além disso, destacou-se a postura dos licenciandos em Educação Física ao considerar as necessidades, características e subjetividades dos adolescentes para oportunizar a socialização, adquirir autonomia, demonstrar autoconfiança e enfatizar a perspectiva do cuidado durante a intervenção. Identificou-se, através da pesquisa, que a condição de vulnerabilidade social das famílias dos usuários influenciou e impactou na adesão às práticas corporais. Conclusão: Conclui-se que aspectos elencados pelos familiares estão em consonância com a política de saúde mental do SUS e a política nacional de promoção à saúde, pois provocou nos adolescentes uma ampliação de suas capacidades físicas e emocionais para além do ambiente do CAPSi, seja no âmbito familiar, no seu meio social, na escola, no território. Já os técnicos de referência destacaram os efeitos na dinâmica dos atendimentos com os adolescentes retratando as mudanças em suas manifestações expressivas e corporais.

Publisher

Universidade Estadual de Campinas

Subject

General Medicine

Reference37 articles.

1. ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando (Org.). O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Thompson, 2002.

2. ANDRADE, Camila Camêlo; LOPES, Iranei de Etelvina. Práticas corporais e suas relações com a saúde mental: percepções dos usuários do CAPS de Aracati/CE. Conexões, Campinas, SP, v. 17, e019028, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/download/8656684/22122. Acesso em: 15 maio 2022.

3. ALMEIDA, Roberto Santoro; LIMA, Rossano Cabral; CRENZEL, Gabriela; ABRANCHES, Cecy Dunshee de. Saúde Mental da criança e do adolescente. SOPERJ, 2. ed. Barueri-SP: Manole, 2019.

4. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

5. BRASIL. Casa Civil. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 15 maio 2022.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3