Abstract
Objetivo: Compreender a conjuntura política-educacional da educação física escolar com a assunção à presidência de Jair Bolsonaro. Método: Foi realizada uma análise de conjuntura, à qual se dedica a compreensão do atual cenário político e implicações na educação física escolar. Resultados e discussão: Foram identificadas quatro forças primordiais para entender sua gestão e que atuam sobre a sociedade e a educação física: as forças econômica, moral, securitária e societal. Em conjunto, fomentam o desmonte de políticas sociais, a transferência do poder de atuação do público para a iniciativa privada e relações interpessoais marcadas por intolerância. Considerações Finais: Detidamente, na educação física escolar, tais forças implicam na sua secundarização, a possível diminuição de investimentos, seu uso não para o desenvolvimento da autonomia, mas para o disciplinamento. Em suma, cerceamento das práticas pedagógicas e dificuldades para o alcance de justiça social e liberdade.
Publisher
Universidade Estadual de Campinas
Reference36 articles.
1. ALMEIDA, Ronaldo. A onda quebrada – evangélicos e conservadorismo. Cadernos Pagu, n. 50. 2017.
2. ALMEIDA, Ronaldo. Deus acima de todos. Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019a. p. 35-51
3. ALMEIDA, Ronaldo. Bolsonaro presidente: conservadorismo, evangelismo e a crise brasileira. Novos estudos, São Paulo, v. 38, n. 01. 2019b.
4. ALMEIDA, Ronaldo. A visita de Francisco e a abertura do compasso. Le Monde Diplomatique Brasil. 2013. Disponível em: https://diplomatique.org.br/a-visita-de-francisco-e-a-abertura-do-compasso/. Acesso em: 01 mar. 2020.
5. ALONSO, Angela. A comunidade moral bolsonarista. Democracia em risco?: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 52-70